
Quase metade dos brasileiros acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve participação nos planos da tentativa de golpe de Estado contra o governo do presidente Lula (PT) em 2022.
Segundo pesquisa Genial/Quaest, 49% dos entrevistados veem envolvimento de Bolsonaro nos atos golpistas, enquanto 35% não acreditam nessa participação. Outros 15% disseram que não sabem ou preferiram não responder.
Em comparação com o levantamento anterior, realizado em dezembro de 2025, houve aumento de um ponto percentual em ambas as respostas. Na ocasião, 48% apontavam envolvimento do ex-capitão, contra 34% que negavam qualquer ligação com os planos golpistas.

A pesquisa também revelou que 52% dos brasileiros consideram justa a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar Bolsonaro réu. Para 36% dos entrevistados, a medida é injusta, e 12% não souberam opinar ou não quiseram responder.
A Genial/Quaest questionou ainda a percepção da população sobre uma possível prisão de Bolsonaro. Segundo os dados, 46% acreditam que o ex-mandatário será preso, enquanto 43% avaliam que isso não deve ocorrer.
Outro ponto abordado no levantamento diz respeito à anistia dos envolvidos nos ataques em Brasília. Para 56% dos entrevistados, os responsáveis devem “continuar presos por mais tempo, cumprindo suas penas”. Apenas 34% acham que essas pessoas “nem deveriam ter sido presas” ou que “já estão presas por tempo demais”.
A pesquisa foi realizada com 2.004 entrevistas presenciais, aplicadas por meio de um questionário estruturado, entre os dias 27 e 31 de março, com brasileiros a partir de 16 anos de idade. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line