Demo do Quake 2 pode ser jogado no Copilot

A Microsoft liberou recentemente uma demo de Quake 2 no Copilot. Mas não, você não está jogando dentro da IA: é a IA que está rodando Quake 2 a partir do aprendizado sobre o game. Como ainda é algo experimental, jogar é um sofrimento, mas indica uma futura aplicação das inteligências artificiais nos jogos.

Como funciona a demo de Quake 2 no Copilot?

A demo de Quake 2 no Copilot foi criada a partir de um pequeno trecho de um mapa do jogo. A versão liberada pela Microsoft possui limitação de tempo, então você não pode jogar mapa inteiro — muito menos todo o jogo.

Sendo uma aplicação experimental, é normal que a jogabilidade do Quake 2 no Copilot seja ruim. Na minha primeira tentativa, um inimigo apareceu morto do nada. Depois tive que atirar sem parar em outro inimigo enquanto meu HP caía e subia. Só consegui matá-lo ao me aproximar.

Aqui podemos supor algumas falhas do treinamento. O Copilot identificou que receber os tiros remove HP, mas pode ter se confundido sobre como ele é recuperado. Sobre a distância para acertar o rival, a IA parece entender que há “mira”, mas não o que é hitbox (assim como alguns desenvolvedores de games).

Outra situação engraçada foi que um inimigo surgiu da área onde o jogo começa. Após destruir o primeiro inimigo, fui buscar o item de HP, me virei e encontrei atrás de mim. Ao me esconder para não levar dano, o novo inimigo surgiu no lugar onde estava o kit de HP.

Depois esse mesmo inimigo sumiu quando girei a câmera. E alguns corpos também surgem no mapa. Fui desbravar a área anterior a qual você começa e outro fato curioso aconteceu. Entrei em uma sala protegida por um vidro, me virei e estava de novo no início do mapa.

Tentei voltar lá e o jogo havia renderizado outra área. Ou seja, não foi um loop da Microsoft para impedir o jogador de se aventurar em áreas não visualizadas pela IA. Ele apenas se confundiu no que havia ali. Aliás, a melhor maneira de se livrar de inimigos e fazer um 360º com a câmera.

IA também já rodou GTA V — pelo menos parte do mapa

Em 2021, pesquisadores conseguiram rodar uma parte do mapa de GTA V no GameGAN, IA da Nvidia para recriar jogos que foi usada no Pac-Man. Assim como o Quake 2 no Copilot, há limitação nessa forma de jogar.

Porém, essas demonstrações mostram uma possível aplicação de inteligência artificial nos jogos. Mais do que aprimorar a gameplay, as IAs permitirão aos usuários jogar a partir dos seus sistemas, talvez como uma alternativa aos jogos na nuvem. E sim, a discussão de direitos autorais vai ganhar um novo ponto.

Com informações de TechCrunch (1 e 2)

Demo do Quake 2 pode ser jogado no Copilot

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