Peter Navarro: quem é o arquiteto do “tarifaço” de Trump (e arquirrival de Elon Musk)

As tarifas comerciais impostas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não apenas impactaram mercados globais e alianças geopolíticas de longa data, mas também geraram um conflito entre dois de seus principais conselheiros: Peter Navarro e Elon Musk.

Navarro, economista de 75 anos e conselheiro sênior de Trump para comércio e manufatura, é conhecido por sua postura rígida em relação às tarifas. Ele foi peça-chave na formulação das políticas comerciais de Trump, incluindo o plano de tarifas conhecido como “Dia da Libertação”.

Por outro lado, Musk, CEO da Tesla e SpaceX, tem se posicionado publicamente contra essas medidas, defendendo os benefícios do livre comércio.

Quem é Peter Navarro?

Navarro é um economista americano de 75 anos que foi indicado por Trump em dezembro como seu conselheiro sênior para comércio e manufatura. Ele se formou na Universidade Tufts e, posteriormente, na Universidade Harvard, com doutorado em economia.

Em 2019, Navarro foi flagrado após citar repetidamente um economista formado em Harvard em livros que, na verdade, não existiam. Dos 13 livros publicados por Navarro, o especialista Ron Vara apareceu como uma voz da sabedoria econômica em seis deles, incluindo seu livro de 2011, “Death By China”.

Mas foi somente quando uma professora da Universidade Nacional Australiana investigou mais a fundo que descobriu que Vara era um alter ego inventado. Na verdade, o nome Ron Vara é um anagrama do nome de Navarro.

Ele atuou no primeiro governo de Trump, onde comandou o recém-criado Conselho Nacional de Comércio e, posteriormente, o Escritório de Políticas Comerciais e Manufatura.

Navarro foi o primeiro ex-funcionário da Casa Branca a ser preso por desacato ao Congresso. Ele foi condenado a quatro meses de reclusão em uma unidade de segurança mínima em Miami por se recusar a cumprir uma intimação do Comitê da Câmara que investigou o ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021.

Horas após sua libertação da prisão, Navarro discursou na Convenção Nacional Republicana em Milwaukee, onde foi recebido com um longo aplauso da plateia. Em meio a gritos de “lute, lute, lute”, ele disse: “Tenho uma mensagem muito simples para vocês: se eles podem vir atrás de mim, se eles podem vir atrás de Donald Trump, tenham cuidado, eles virão atrás de vocês.”

O que ele tem a ver com as tarifas?

Navarro é considerado um dos mais ardentes defensores da manutenção das tarifas a longo prazo.

Seus planos para o comércio foram a base de meio capítulo do Projeto 2025, um guia de políticas publicado pelo think tank conservador Heritage Foundation. Ele pediu que o próximo presidente republicano mirasse “aqueles países que têm déficits comerciais relativamente grandes com os EUA e aplicasse tarifas relativamente altas”. Especificamente, China, Índia, Tailândia, Taiwan, Vietnã, Malásia, Japão e União Europeia (UE).

Quando Trump revelou suas tarifas do “Dia da Libertação”, os oito parceiros comerciais que Navarro mencionou no Projeto 2025 foram todos listados entre aqueles que enfrentariam tarifas relativamente altas. Por exemplo, 46% para o Vietnã e 20% para a UE.

A disputa com Elon Musk

A rivalidade entre Navarro e Musk ganhou destaque nas redes sociais após o anúncio das tarifas de Trump. Musk criticou Navarro, chamando-o de “verdadeiramente um idiota” e questionando sua formação em economia por Harvard. Navarro respondeu, acusando Musk de ser um “montador de carros” que busca peças estrangeiras baratas para seus produtos.

O embate entre os dois reflete as divergências dentro do círculo próximo de Trump sobre as políticas comerciais. Enquanto Navarro defende tarifas como uma forma de proteger a manufatura doméstica e a segurança nacional, Musk argumenta que essas medidas prejudicam os mercados e as cadeias de suprimentos globais.

The post Peter Navarro: quem é o arquiteto do “tarifaço” de Trump (e arquirrival de Elon Musk) appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.