Quem é o conselheiro de Trump chamado de “imbecil” por Musk

O presidente dos Estados Unidos e Peter Navarro na Casa Branca, em janeiro de 2017. Foto: Evan Vucci/AP

Chamado de “imbecil” pelo bilionário Elon Musk, chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos (DOGE, na sigla em inglês), Peter Navarro é considerado o mentor do tarifaço, anunciado por Donald Trump na semana passada. Ele é um dos principais assessores comerciais da Casa Branca.

Nomeado conselheiro em dezembro passado por Trump, Navarro é um economista de 75 anos que já havia atuado na primeira passagem do republicano na Casa Branca e comandou o Conselho Nacional de Comércio, além do Escritório de Políticas Comerciais e Manufatura.

Durante o primeiro mandato de Trump, ele citou repetidamente um especialista aparentemente inventado, Ron Vara, cujo nome é um anagrama do seu. Segundo a imprensa americana, ao menos seis de seus 13 livros trazem menções ao suposto pesquisador.

Ele é doutor em Economia, formado na Universidade Tufts e na Universidade de Harvard. Navarro é considerado um dos principais defensores de tarifas como países a longo prazo e, na volta ao governo, se tornou responsável pela política protecionista planejada por Trump.

Peter Navarro é ovacionado durante convenção republicana em Milwaukee, no Wisconsin, em julho de 2024. Foto: Mike Segar/Reuters

Suas ideias serviram de base para a elaboração do Projeto 2025, guia de políticas publicado pelo think tank conservador Heritage Foundation. O documento defende a imposição de taxas contra países e blocos que possuem “déficits comerciais relativamente grandes com os EUA”, como China, Vietnã, Japão e União Europeia.

Navarro se tornou o primeiro ex-funcionário da Casa Branca a ser preso por desacato ao Congresso em janeiro 2024, quando se recusou a cumprir uma intimação judicial e entregar documentos à comissão da Câmara que investigava a invasão do Capitólio, que ocorreu em 6 de janeiro de 2021.

Ao ser solto, em julho de 2024, ele foi ovacionado por apoiadores de Trump na Convenção Nacional Republicana ao acusar o Judiciário e o Legislativo do país de perseguição política. Sua defesa de medidas protecionistas e a idealização do tarifaço têm gerado intrigas entre conselheiros do governo, como Musk.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.