Economia: Queda nos preços das commodities deve baratear alimentos nas próximas semanas, diz ministro Carlos Fávaro afirma que recuo nos preços será impulsionado por fatores como alta oferta, renovação de estoques e queda na demanda por ovos após a Páscoa

A recente queda global nos preços das commodities (produtos primários com cotação internacional) deverá refletir nos supermercados nas próximas semanas. A expectativa é do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que, nesta quarta-feira (9), afirmou que alimentos como carne, arroz, feijão e óleo de soja tendem a ficar mais baratos.

“Hoje, recebi dados do varejo e do atacado para a carne bovina. No varejo, ela já caiu, e no atacado caiu muito mais. É só o tempo de queimar o estoque antigo para que o preço baixe ainda mais nas gôndolas”, declarou o ministro. Ele acrescentou que, com o fim da Páscoa, a demanda por ovos também deve cair, favorecendo ainda mais a redução dos preços.

Segundo Fávaro, o governo vem colhendo os primeiros resultados de uma política agrícola sem intervenções diretas no mercado, baseada no estímulo à safra e no aumento da oferta de alimentos.

“Com medidas ortodoxas, sem pirotecnia, os preços dos alimentos devem ceder mais no supermercado, beneficiando o consumidor”, destacou.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Plano Safra priorizará Pronamp e crédito em dólar para grandes produtores

Em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Fávaro discutiu os detalhes do Plano Safra 2025-2026, que entra em vigor em 1º de julho. A prioridade será a subvenção das linhas de crédito do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), com juros anuais de 8%.

O Plano Safra atual conta com R$ 65 bilhões para a equalização de juros, mas a alta da Taxa Selic para 14,25% ao ano aumentará a pressão por mais recursos do Tesouro Nacional.

Para os grandes produtores rurais, o Ministério da Agricultura pretende expandir as linhas de crédito atreladas ao dólar, com juros ainda abaixo de 10% ao ano — hoje em torno de 8,5%. O modelo beneficia quem exporta e tem proteção natural contra a oscilação cambial.

Fávaro informou que já conversou com o Banco do Brasil e pretende dialogar com outras instituições que operam crédito rural para ampliar essas ofertas.


Leia também | Dólar despenca após recuo de Trump em tarifaço global; Ibovespa fecha em alta de 3%

Tarifaço: Dólar despenca após recuo de Trump em tarifaço global; Ibovespa fecha em alta de 3%

The post Economia: Queda nos preços das commodities deve baratear alimentos nas próximas semanas, diz ministro Carlos Fávaro afirma que recuo nos preços será impulsionado por fatores como alta oferta, renovação de estoques e queda na demanda por ovos após a Páscoa first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.