A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a Operação “Copia e Cola”, cumprindo 28 mandados de busca e apreensão em 12 cidades do estado de São Paulo e em Vitória da Conquista, na Bahia.
A ação tem como alvo uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos destinados à área da saúde em Sorocaba.
Entre os principais alvos está o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido nacionalmente como “prefeito tiktoker” devido à sua popularidade nas redes sociais.
As investigações, iniciadas em 2022, apontam para possíveis fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) responsável por administrar serviços de saúde no município.
Além disso, foram identificados indícios de lavagem de dinheiro por meio de depósitos em espécie, pagamentos de boletos e transações imobiliárias.
Os mandados foram cumpridos em diversos locais, incluindo a residência do prefeito Rodrigo Manga, a sede da Prefeitura de Sorocaba, a Secretaria de Saúde do município, a casa do ex-secretário de Administração e o diretório municipal do Republicanos.
Durante as buscas, foram apreendidos bens e valores que podem totalizar até R$ 20 milhões. Rodrigo Manga, de 45 anos, está à frente da prefeitura de Sorocaba desde 2021, tendo sido reeleito em 2024 com 73,75% dos votos.
Sua gestão ganhou destaque pelo uso intenso das redes sociais para divulgar ações municipais de forma bem-humorada, o que lhe rendeu o apelido de “prefeito tiktoker”.
Recentemente, em 1º de abril de 2025, Manga anunciou sua pré-candidatura à Presidência da República para as eleições de 2026, caso o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) opte pela reeleição em São Paulo e o ex-presidente Jair Bolsonaro permaneça inelegível.
Nesse sentido, ao ter a PF realizando as buscas e apreensões em sua casa, o prefeito gravou um vídeo para as redes sociais e afirmou que a situação acontece após ter lançado sua pré-candidatura e que foi feita a “denúncia, da denúncia, da denúncia”.
-
LEIA TAMBÉM: Operação Lei e Ordem prende 2 acusados de estelionato e tráfico em SC
Além disso, também foi emitida uma noite pela prefeitura, afirmando que colaboram com as investigações. Confira a nota na Íntegra:
“A operação acontece em um momento de grande projeção da cidade e do nome do prefeito Rodrigo Manga no cenário nacional, inclusive pontuando com destaque em pesquisas para governador do Estado de São Paulo e presidente do Brasil.
Não é a primeira vez na história que vemos “forças ocultas” se levantarem contra representantes que se projetam como uma alternativa ao sistema e dão voz ao povo.
Recentemente, por exemplo, Rodrigo Manga entrou em embates contra o aumento de impostos de alimentos básicos, combustíveis e remédios, bem como a criação de novos pedágios.”
ASSISTA AO VÍDEO
O post PF realiza operação contra “Prefeito Tiktoker” de Sorocaba por suspeita de desvio de recursos apareceu primeiro em Misturebas News.