Saúde: Contrabando de canetas para emagrecer aumenta no Brasil e preocupa autoridades Produtos chegam escondidos em malas, potes de cosméticos e até roupas íntimas; medicamento será liberado no país apenas em junho

O contrabando de canetas para emagrecer tem se intensificado nos principais aeroportos internacionais do Brasil. Criminosos utilizam táticas cada vez mais criativas para tentar burlar a fiscalização, escondendo os medicamentos em materiais escolares, potes de cosméticos e até mesmo nas roupas íntimas.

Marcelo Costa, auditor fiscal da Receita Federal, explica que a prática passou de simples transporte em bagagem de mão para métodos ocultos e sofisticados: “As formas são bem variadas, inclusive presas ao corpo”.

No mercado europeu, uma caneta do medicamento Mounjaro, usada no tratamento da obesidade e diabetes, custa cerca de R$ 1.200. No Brasil, no comércio ilegal, o valor pode ultrapassar os R$ 4.000.

A venda legal do medicamento no país está prevista apenas para 7 de junho, segundo a fabricante. Enquanto isso, a importação só é permitida para uso pessoal, mediante apresentação de receita médica, conforme destaca a delegada Patrícia Miranda, da Alfândega do Aeroporto do Galeão.

Segundo a Receita Federal, as apreensões dispararam: foram 292 em todo o ano passado e já somam 470 apenas nos dois primeiros meses de 2025.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Canetas são eficazes, mas exigem prescrição e cuidados

O sucesso do medicamento se deve à sua eficácia no controle de peso e glicemia, especialmente em pacientes com obesidade e diabetes tipo 2. Contudo, especialistas alertam para os riscos do uso sem prescrição médica.

“É um medicamento de tarja vermelha, com necessidade de receita e acompanhamento profissional”, ressalta Daniel Pereira, da Anvisa.

Além disso, o transporte inadequado — como no corpo — compromete a qualidade do produto. “A exposição ao calor pode fazer com que o remédio perca sua eficácia”, afirma Vânia Câmera, da Anvisa no Galeão.


Leia também | São Paulo inaugura maior trilha urbana do Brasil com 182 km de natureza e ecoturismo

Ecoturismo: São Paulo inaugura maior trilha urbana do Brasil com 182 km de natureza e ecoturismo

The post Saúde: Contrabando de canetas para emagrecer aumenta no Brasil e preocupa autoridades Produtos chegam escondidos em malas, potes de cosméticos e até roupas íntimas; medicamento será liberado no país apenas em junho first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.