
Esta terça-feira (15/04) marca o lançamento oficial do Fedora 42. A distribuição Linux apoiada pela Red Hat chega com o ambiente de desktop Gnome 48 como grande novidade na versão Workstation, mas também tem edições com outros ambientes, a exemplo do KDE Plasma 6.3.4.
Os próprios desenvolvedores reconhecem que a nomenclatura do projeto é um tanto confusa, mas para ficar claro desde já: a identificação “Workstation” diz respeito à versão principal da distribuição, justamente a que traz o Gnome.
Pois bem, os atrativos do Gnome 48 incluem recursos de bem-estar, como uma função que calcula o tempo de tela do usuário e exibe notificações de alerta quando o limite de tempo definido previamente é alcançado.
Mas o Gnome 48 também traz vários outros aprimoramentos para a experiência de uso, como agrupamento de notificações geradas pelo mesmo aplicativo, um visualizador de imagens melhorado, um reprodutor de áudio renovado, retoques na interface e ajustes no desempenho geral.

O que mais o Fedora 42 oferece?
Entre as demais características do Fedora 42 está o kernel Linux 6.14, aquele mesmo que, em uma situação curiosa, teve seu anúncio atrasado em um dia porque Linus Torvalds esqueceu de lançá-lo na data esperada. Essa versão do kernel melhora o suporte a chips AMD Ryzen AI, traz compatibilidade com o chip Qualcomm Snapdragon 8 Elite, entre vários outros avanços.
Ainda para quem prefere a edição Workstation, outra novidade é atualização do instalador Anaconda, que agora facilita a instalação do sistema operacional por meio de uma função de particionamento guiado, além de também oferecer uma opção que permite reinstalar o Fedora se algo der errado.

O DNF5, gerenciador de pacotes padrão do Fedora, também foi atualizado. Agora, a ferramenta inclui um mecanismo que remove chaves de repositório expiradas ou obsoletas para facilitar a instalação ou atualização de softwares.
Já no conjunto de recursos para desenvolvimento que acompanham a distribuição, há softwares ou ferramentas como PHP 8.4, Ruby 3.4, Golang 1.24, GCC 15 e LLVM 20.
Como baixar o Fedora 42?
Para ter o Fedora 42 com Gnome em seu computador, basta baixar o Fedora Media Writer. Disponível para Windows, macOS e Linux, a ferramenta faz download da distribuição e a instala automaticamente em um pendrive. Depois, basta dar boot na máquina com essa unidade.

Se você prefere outro ambiente de desktop, como o Xfce, o Cinnamon ou o já mencionado KDE Plasma, pode baixar a variação do seu interesse na página de download de “spins” do Fedora.
Na página de “spins” você também encontra uma nova variação, esta baseada no Cosmic, um ambiente de desktop descrito como moderno e totalmente escrito em linguagem Rust.
Fedora 42 é oficial: distribuição traz Gnome 48 e kernel Linux 6.14