A ausência de uma escultura de 15 metros de altura na decoração de Páscoa em Blumenau virou tema de debate na Câmara de Vereadores nesta semana. A peça, que simboliza um ovo e foi criada pelo artista Guido Heuer, custou R$ 332 mil aos cofres públicos e foi adquirida durante a gestão do ex-prefeito Mário Hildebrandt (PL).
O vereador Bruno Win (Novo) cobrou explicações da Prefeitura sobre os motivos que levaram à não utilização do item neste ano.
Segundo Bruno, é preciso esclarecer onde está a escultura atualmente, por que ela não foi incluída na decoração da Páscoa de 2025, qual o estado de conservação da obra, se houve algum tipo de manutenção recente, quem seria responsável por não cumprir a promessa de reutilização e quais são os planos concretos para reaproveitá-la em futuras edições.
Para ele, a transparência no uso do dinheiro público é fundamental, e por isso apresentou um requerimento na sessão na última terça-feira (15), aprovado por unanimidade.

Antes mesmo da aprovação do pedido, a Prefeitura já havia sido questionada pela imprensa sobre o paradeiro da escultura. Em resposta, informou que a peça sofreu danos durante o transporte e, por esse motivo, não pôde ser exposta neste ano.
O conserto, segundo o Executivo, já foi realizado, e a expectativa é que a escultura volte a fazer parte das próximas edições da festa.
>> LEIA TAMBÉM: Câmara de Blumenau cobra câmeras em unidades de saúde após novas agressões
A administração municipal também destacou que o acervo usado nas decorações de eventos como a Páscoa é rotativo. De acordo com a nota, nem todas as peças aparecem todos os anos, justamente para manter a variedade visual e proporcionar novas experiências ao público. Mesmo assim, a cobrança segue em pauta.
O vereador acredita que, além de preservar o patrimônio cultural e artístico da cidade, é necessário garantir que os investimentos feitos com recursos públicos gerem retorno à população.
ASSISTA AO VÍDEO
Ver essa foto no Instagram
O post Mistério em Blumenau: onde foi parar o ovo de Páscoa que custou mais de R$ 300 mil? apareceu primeiro em Misturebas News.