A Polícia Federal (PF), com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deflagrou na manhã desta quinta-feira (24) a Operação Dose Clandestina, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável pela aquisição fraudulenta e o envio ilegal de medicamentos para o exterior.
Segundo a PF, cerca de 100 agentes federais e fiscais da Anvisa participaram da ação, que envolveu o cumprimento de 25 mandados judiciais, incluindo busca e apreensão e medidas cautelares.
As diligências ocorreram nos estados do Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Grupo atuava com falsificação de receitas médicas e simulação de uso pessoal
As investigações revelaram a existência de dois núcleos estruturados, um no Brasil e outro no exterior, que atuavam na aquisição de medicamentos de forma fraudulenta, utilizando inclusive receitas falsificadas. Os remédios eram enviados para fora do país sob a simulação de uso pessoal, o que configuraria violação das normas sanitárias e crimes federais.
A PF informou que os investigados poderão responder por tráfico de drogas, além de outros crimes relacionados à saúde pública, falsificação de documentos e contrabando.
Leia também | Descontos indevidos no INSS: saiba como suspender, bloquear e pedir ressarcimento online
The post Investigação: Operação Dose Clandestina: PF combate envio ilegal de medicamentos ao exterior Polícia Federal e Anvisa miram esquema de remédios com falsificação de receitas e tráfico internacional first appeared on Portal Terra da Luz.