O fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, esteve presente em Roma nesta quinta-feira (24) para rezar diante do corpo do Papa Francisco, exposto na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A homenagem foi feita em um momento reservado à Cúria Romana e autoridades eclesiásticas e civis, onde Moysés se manteve em oração por cerca de 30 minutos diante do caixão do pontífice.
A viagem de Moysés aconteceu na noite de terça-feira (22), com o objetivo de acompanhar de perto os funerais do Santo Padre, com quem mantinha uma relação próxima desde a época em que Jorge Mario Bergoglio atuava como cardeal em Buenos Aires.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Líder da Comunidade Shalom teve papel ativo durante o pontificado de Francisco
Durante os anos de pontificado do Papa Francisco, Moysés participou como membro de dois dicastérios do Vaticano, colaborando diretamente com iniciativas da Igreja voltadas à evangelização. A Comunidade Shalom também promoveu dois eventos internacionais em Roma com a presença do Papa, em 2017 e 2022, demonstrando a proximidade e confiança mútua.
Na segunda-feira (21), após o falecimento do Santo Padre, a Comunidade foi uma das primeiras a se manifestar. O evento “50 Dias com Jesus”, que estava programado para o período pascal, foi transformado em momento de oração e intercessão pelo Papa, com missas, terços e adoração ao Santíssimo transmitidos ao vivo.



Nomeação para novo dicastério reforça missão evangelizadora de Moysés Azevedo
Em 2023, Moysés foi nomeado como membro do Dicastério para a Evangelização, novo organismo da Santa Sé que reúne as funções antes desempenhadas pelo antigo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. Ele já atuava desde 2019 como membro do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, além de consultor em iniciativas anteriores.
História e missão da Comunidade Católica Shalom
A Comunidade Shalom foi fundada em 9 de julho de 1982, após Moysés Azevedo entregar um projeto de evangelização ao então Papa João Paulo II. Inicialmente voltada para a juventude, a missão cresceu e se expandiu, sendo reconhecida canonicamente em 1998 e elevada a associação internacional de fiéis em 2007.
Presente em diversas dioceses do mundo, a comunidade leva o Evangelho por meio da espiritualidade da paz, alegria e missão, inspirando gerações a viverem o chamado cristão com radicalidade e entrega.


Leia também | Vaticano pode ampliar velório do papa Francisco diante da multidão de fiéis em Roma
The post Catolicismo: Fundador da Comunidade Shalom reza diante do corpo do Papa Francisco no Vaticano Moysés Azevedo presta homenagem em momento reservado na Basílica de São Pedro e participa dos ritos fúnebres do pontífice com quem manteve forte ligação first appeared on Portal Terra da Luz.