Meio Ambiente: Associação Caatinga promove evento gratuito no Parque do Cocó para celebrar o Dia Nacional da Caatinga​ Ação educativa e cultural acontece no domingo (27), com atividades para todas as idades, das 8h30 às 12h​

No dia 28 de abril, celebra-se o Dia Nacional da Caatinga, e para marcar essa data especial, a Associação Caatinga (AC) promoverá o evento “Caatinga Viva” no dia 27 de abril, das 8h30 às 12h, no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza. A entrada é gratuita e a programação busca sensibilizar o público sobre a importância desse bioma exclusivo do Brasil e sua rica biodiversidade.

A ação oferecerá uma série de atividades educativas, culturais e interativas voltadas para todas as idades. Kelly Cristina, coordenadora de comunicação da Associação Caatinga, destaca que “o evento é mais do que uma comemoração, é um convite para gente se conectar com o bioma porque trazer as pessoas para perto da Caatinga, com arte, educação e experiências vivas, é uma forma de despertar o cuidado e o orgulho pela Caatinga. ”

Entre as atrações, o evento contará com atividades interativas sobre a biodiversidade da Caatinga, teatro de fantoches, interação com o mascote “Tatutinga” e atividades de pintura. Também haverá jogos educativos que abordam temas como sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. A programação inclui ainda uma exposição com banners que revelam a vida, as cores e as histórias do bioma, além da versão ampliada do jogo de tabuleiro Somos a Floresta, em que os participantes se tornam “peças” do jogo e aprendem sobre conservação ambiental.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Haverá ainda a distribuição de mudas de espécies nativas da Caatinga, incentivando o plantio e a conscientização ambiental. O evento também contará com um espaço dedicado ao cadastro no programa “Sua Nota Tem Valor”, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará que apoia instituições sem fins lucrativos, como a Associação Caatinga, e realiza sorteios mensais de prêmios em dinheiro para consumidores que incluírem o CPF na nota fiscal durante suas compras.

O “Caatinga Viva” é realizado pela Associação Caatinga, com patrocínio do SESI (Serviço Social da Indústria) e apoio da SEMA (Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima), IEL (Instituto Euvaldo Lodi), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará). O evento também contará com a participação de outros parceiros da Associação Caatinga, como a marca Handara, que apresentará uma coleção de roupas inspiradas no semiárido, com parte da renda revertida para as ações socioambientais desenvolvidas pela AC. Além disso, terá a presença do Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga, grupo criado para fomentar a conservação da biodiversidade, promover o desenvolvimento sustentável e incentivar a produção de conhecimento científico sobre o bioma.

“Convidamos todos a viver essa experiência e celebrar conosco a riqueza da Caatinga. Será uma manhã repleta de atividades, aprendizado e conexão com a natureza. Traga a família e venha fazer parte desse movimento pela conservação do nosso bioma”, afirma Kelly Cristina.

Caatinga: A Floresta que é a cara do Brasil

Desde 2000, a reserva é gerida pela Associação Caatinga, que desenvolve um importante trabalho de preservação e valorização do bioma. | Foto: Divulgação
Desde 2000, a reserva Serra das Almas, em Crateús, é gerida pela Associação Caatinga, que desenvolve um importante trabalho de preservação e valorização do bioma. | Foto: Divulgação

A Caatinga é o bioma que predomina no Nordeste do Brasil, inserido no contexto do clima semiárido. Seu nome vem do tupi-guarani — caa (mata) e tinga (branca) — e significa “mata branca”. Os povos indígenas a batizaram assim por conta da aparência esbranquiçada que domina a paisagem durante a estação seca, quando a maioria das plantas perde suas folhas e revela os troncos claros. Mas, na estação chuvosa, tudo se transforma: a Caatinga se enche de tons vibrantes de verde, com a rebrota das árvores e o surgimento de novas plantas, revelando toda a sua vitalidade.

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ou seja, não existe em nenhum outro lugar do mundo. Sua área total é de 862.818 km² (IBGE, 2019), abrangendo cerca de 10,1% do território nacional e mais da metade da região Nordeste (53,49%). Ela se estende por nove estados: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e o norte de Minas Gerais.

Mais de 28 milhões de pessoas vivem nesse ambiente e se beneficiam diretamente dos seus serviços ecossistêmicos, como a provisão de água, alimentos e matérias-primas, além da regulação do clima, fertilidade do solo, polinização, estocagem de carbono, purificação da água e do ar, e espaços para lazer e cultura.

Sobre a Associação Caatinga

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar as pessoas a cuidar da natureza. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.


Leia também | Festival Ceará Voador: Cinema cearense ganha destaque com entrada gratuita e oficinas inclusivas

Cultura: Festival Ceará Voador: Cinema cearense ganha destaque com entrada gratuita e oficinas inclusivas

The post Meio Ambiente: Associação Caatinga promove evento gratuito no Parque do Cocó para celebrar o Dia Nacional da Caatinga​ Ação educativa e cultural acontece no domingo (27), com atividades para todas as idades, das 8h30 às 12h​ first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.