Ao vivo: Presidente Lula e Janja no enterro do papa Francisco

Presidente Lula participa, ao lado de Janja, do funeral do papa Francisco em Roma, no Vaticano. Foto: Reprodução.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa neste sábado (26), ao lado da primeira-dama Janja, do funeral do papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia é presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais

O Vaticano confirmou a presença de 166 delegações de países e entidades internacionais, reunindo mais de 50 chefes de Estado e 10 monarcas.

Além do presidente Lula, participam autoridades como o presidente da Argentina, Javier Milei, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o príncipe William, o presidente da França, Emmanuel Macron, o rei Felipe VI da Espanha, o ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Assim como nos funerais papais anteriores, a celebração ocorre ao ar livre, com milhares de pessoas acompanhando a cerimônia em frente à Basílica de São Pedro.

Com o caixão fechado, o cardeal Giovanni Battista Re iniciou o funeral celebrando a Missa das Exéquias, cerimônia tradicional dedicada aos católicos falecidos.

Este é o primeiro dia do Novendiali, o período de nove dias de luto e orações em honra ao papa, realizado na Praça de São Pedro, diante da principal basílica do Vaticano.

O caixão já foi levado de volta para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, seguirá em procissão para a Basílica de Santa Maria Maior, onde ocorrerá a cerimônia de sepultamento.

Na capela, Diego Ravelli, mestre das cerimônias apostólicas, fará uma nova oração em latim. Em seguida, selos do Vaticano serão colocados sobre o caixão, que será depositado na tumba e receberá água benta.

O notário do Capítulo Libérico lavrará a escritura autêntica que certifica o sepultamento e a lerá aos presentes. O documento será então assinado pelo cardeal Camerlengo da Santa Igreja Romana, pelo Regente da Casa Pontifícia, pelo Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias e, finalmente, pelo notário.

Acompanhe:

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.