A ocupação “Trilogia Matriarcas” movimenta o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte com uma programação que une teatro, cinema e reflexão filosófica. O projeto celebra os 80 anos da filósofa e ativista Helena Theodoro, reconhecida por sua contribuição às epistemologias afro-brasileiras.
As atividades são gratuitas e integram a homenagem à trajetória da mulher negra na cultura brasileira, com espetáculos teatrais, palestra e exibição de filme.
Palestra e estreia de filme marcam a semana
No dia 28 de abril, segunda-feira, Helena Theodoro conduz a oficina/palestra “Princípio Feminino nas Filosofias Africanas”, no Teatro I, das 11h às 13h. A atividade propõe um mergulho nas tradições ancestrais africanas e seus desdobramentos nas experiências do feminino.
Já a partir do dia 30 de abril, quartas e quintas-feiras, sempre às 15h, o Teatro II exibe “Mãe Baiana – O Filme”, produção dirigida por Luiz Antonio Pilar. O filme marca o último trabalho da atriz Léa Garcia e integra a programação até 22 de maio. A exibição dialoga diretamente com a exposição “Baobá de Memórias”, que homenageia a atriz no foyer do Teatro II.
Espetáculos retratam vivências da mulher negra
Os espetáculos da “Trilogia Matriarcas” continuam em cartaz durante a semana. “Mãe Preta” é apresentado às sextas e sábados, às 19h, enquanto “Mãe de Santo” sobe ao palco aos domingos, também às 19h. Já “Mãe Baiana” é exibido às segundas-feiras, mantendo o mesmo horário.
As três peças têm dramaturgia inspirada nas experiências de Helena Theodoro e abordam temas como dor, espiritualidade, cura e ancestralidade da mulher negra. A proposta teatral, construída em diferentes linguagens, reforça a potência da cultura afro-brasileira.
Serviço
Trilogia Matriarcas – Programação de 28/04 a 05/05
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte – MG)
Entrada: gratuita
Oficina/Palestra:
“Princípio Feminino nas Filosofias Africanas” – com Helena Theodoro
Data: 28 de abril (segunda-feira)
Horário: 11h às 13h
Local: Teatro I
Cinema:
“Mãe Baiana – O Filme”
Data: a partir de 30 de abril, quartas e quintas-feiras
Horário: 15h
Local: Teatro II
Espetáculos:
“Mãe Preta” – Sextas e sábados, às 19h (até 24/05)
“Mãe de Santo” – Domingos, às 19h (até 25/05)
“Mãe Baiana” – Segundas-feiras, às 19h (até 26/05)
Exposição:
“Baobá de Memórias – Uma Homenagem a Léa Garcia”
Visitação: de quarta a segunda, das 10h às 22h
Classificação indicativa: 12 anos para espetáculos e filme; livre para a exposição.
The post Trilogia Matriarcas destaca teatro e cinema no CCBB BH appeared first on Culturadoria.