Trabalho: Fim da Escala 6×1 segue fora da pauta da Câmara mesmo com pressão popular Apesar do apoio popular e da mobilização nas redes sociais, proposta que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais ainda não avançou na Câmara dos Deputados

Mais de dois meses após ser protocolada, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com a escala 6×1 (seis dias de trabalho por um de folga) permanece fora da pauta da Câmara dos Deputados. Não houve qualquer avanço legislativo: nenhuma comissão foi criada para analisar a proposta, e o texto ainda não foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Neste 1º de Maio, Dia do Trabalhador, a PEC ganha destaque por conta da mobilização social. A proposta prevê a redução da jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais e estabelece uma semana de quatro dias úteis, mediante acordos coletivos.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Apoio popular e articulação política

A proposta vem ganhando força nas ruas e nas redes sociais. Segundo pesquisa da Nexus, 65% da população apoia a redução da jornada de trabalho — o número chega a 76% entre os jovens de 16 a 24 anos.

Líder do PSOL na Câmara, a deputada Talíria Petrone (RJ) afirmou que a agenda da PEC 6×1 será tratada como prioridade após a votação de outros temas relevantes. O governo, segundo o líder José Guimarães (PT-CE), também considera a proposta importante, mas enfrenta uma pauta congestionada no Legislativo.

Divisões internas e resistência empresarial

Partidos da base aliada, como o MDB, ainda não discutiram o tema formalmente. Já a oposição, liderada pelo PL, critica a falta de empenho do governo para fazer a PEC avançar, alegando que se trata de uma pauta política da esquerda.

O setor empresarial, representado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), resiste à proposta, alegando aumento dos custos operacionais. Talíria Petrone rebate, afirmando que a mobilização popular pode vencer o lobby empresarial.

O que diz a PEC

A proposta altera o Artigo 7º da Constituição, estipulando jornada máxima de 36 horas semanais, com quatro dias de trabalho por semana. A aprovação exige 308 votos favoráveis em dois turnos na Câmara.

Além dessa, outras duas PECs com propostas semelhantes tramitam no Congresso, como a PEC 221/2019, que prevê a redução gradual da jornada em 10 anos.

Leia também | Lula propõe debate sobre redução da jornada de trabalho e anuncia avanços sociais e econômicos

Política: Lula propõe debate sobre redução da jornada de trabalho e anuncia avanços sociais e econômicos

The post Trabalho: Fim da Escala 6×1 segue fora da pauta da Câmara mesmo com pressão popular Apesar do apoio popular e da mobilização nas redes sociais, proposta que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais ainda não avançou na Câmara dos Deputados first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.