
Gregg Popovich, ícone do basquete e treinador mais vitorioso da história da NBA, anunciou sua saída do cargo de técnico do San Antonio Spurs para assumir a presidência de operações de basquete da equipe.
A decisão foi divulgada em um comunicado nesta sexta-feira (2), meses após Popovich, de 76 anos, ter se afastado do comando da equipe após sofrer um derrame em novembro do ano passado.
Mitch Johnson, assistente que assumiu como treinador interino na última temporada, será promovido a treinador efetivo, conforme anunciado pela franquia. Segundo o New York Times, o próprio Popovich recomendou Johnson para o cargo. “Embora meu amor e paixão pelo jogo permaneçam, decidi que é hora de me afastar como treinador”, declarou Popovich.
Popovich, que passou 29 temporadas à frente dos Spurs, conquistou cinco campeonatos da NBA com uma equipe que contou com lendas como Tim Duncan, David Robinson, Manu Ginóbili e Tony Parker.
Indicado ao Hall da Fama do Basquete em 2023, ele é um dos poucos treinadores a vencer cinco títulos e também levou a seleção dos Estados Unidos à medalha de ouro nas Olimpíadas de 2021.
O treinador se afastou das quadras após o derrame, que ocorreu antes de uma partida da temporada contra o Minnesota Timberwolves. Desde então, a equipe havia anunciado que ele não retornaria ao comando nesta temporada.
Reconhecido por seu humor ácido e estilo direto, Popovich se tornou uma figura respeitada na liga, com jogadores como LeBron James reconhecendo sua influência. “Quando você joga contra os Spurs, não está apenas tentando vencer os jogadores do Hall da Fama, mas também o treinador do Hall da Fama”, afirmou James.
The post Gregg Popovich, treinador mais vitorioso da história da NBA, anuncia saída do Spurs appeared first on InfoMoney.