FDA recebe pedido da Novo Nordisk para comercializar Wegovy oral para perda de peso

A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) recebeu um pedido da Novo Nordisk para comercialização de uma versão oral de seu medicamento para perda de peso Wegovy, e decidirá sobre a solicitação no quarto trimestre, informou a farmacêutica dinamarquesa nesta sexta-feira.

Se aprovada, a versão experimental do medicamento, de uso diário, será o primeiro remédio oral do tipo GLP-1 para controle crônico de peso.

As ações da Novo listadas nos EUA subiam 5,72%, a US$69,36, após a divulgação da notícia.

O medicamento oral do tipo GLP-1 da Novo Nordisk, Rybelsus, que também tem o mesmo ingrediente ativo, a semaglutida, já foi aprovado para o controle de açúcar no sangue em adultos com diabetes.

A Novo, a Eli Lilly e vários desenvolvedores de medicamentos estão correndo para oferecer comprimidos orais para perda de peso como um tratamento fácil, em um mercado que atualmente é marcado por injeções, incentivados por estimativas de que as vendas de tratamentos para obesidade podem chegar a US$150 bilhões nos próximos anos.

No mês passado, a Lilly informou que seu comprimido experimental, o Orforglipron, ajudou pacientes com diabetes tipo 2 a perder cerca de 7 quilos, ou quase 8% de seu peso corporal, durante 40 semanas.

A empresa divulgará os dados de outro estudo sobre o remédio para controle de peso no final do ano. Ela planeja solicitar a aprovação de órgãos reguladores globais para perda de peso até o final deste ano, e para diabetes no próximo ano.

A tirzepatida injetável da Lilly é vendida sob os nomes comerciais de Mounjaro para diabetes e Zepbound para perda de peso.

O pedido da Novo baseia-se nos resultados de um estudo de estágio final, que estudou a dose de 25 miligramas de semaglutida oral em comparação com placebo em 307 adultos com obesidade com uma ou mais comorbidades.

A empresa também está estudando a pílula para perda de peso Amycretin, que tem como alvo o mesmo hormônio intestinal que o Wegovy imita, conhecido como GLP-1, mas também um hormônio do pâncreas chamado amilina, que afeta a fome. A empresa também está testando uma versão subcutânea do medicamento.

A Novo tem sofrido pressão, uma vez que os investidores se preocuparam com a crescente concorrência da Lilly, bem como com os dados decepcionantes de seu candidato a perda de peso de próxima geração, o CagriSema, que a empresa espera que seja um poderoso sucessor do Wegovy.

The post FDA recebe pedido da Novo Nordisk para comercializar Wegovy oral para perda de peso appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.