Rogério Correia pede apreensão de armas no gabinete de deputado que levou fuzil à Câmara

Rogério Correia (PT). Foto: Câmara dos Deputados

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) protocolou uma representação com pedido de medida de urgência na Câmara dos Deputados, solicitando a busca e apreensão de armas de fogo no gabinete do deputado Delegado Caveira (PL-PA). Segundo a denúncia, o parlamentar bolsonarista levou um fuzil calibre 5.56mm e uma pistola .40 para dentro do Congresso Nacional, exibindo as armas a assessores e visitantes, sem autorização da Polícia Legislativa.

Correia afirma que a conduta viola o Ato da Mesa nº 103/2019 e os artigos 267 e 271 do Regimento Interno da Casa, que proíbem o porte de armas, salvo em casos autorizados formalmente. Ainda de acordo com o petista, não há registro de autorização para o armamento nem comprovação de que ele tenha sido acautelado, o que seria obrigatório. O próprio Delegado Caveira teria admitido portar as armas, alegando ameaças e sua condição de policial civil licenciado.

Delegado Caveira posa com pistola em foto publicada nas redes sociais. Foto: Reprodução

No documento, o deputado solicita a apreensão imediata das armas pelo Departamento de Polícia Legislativa, a comunicação do fato à Corregedoria Parlamentar e o encaminhamento do caso ao Conselho de Ética. Correia também pede que o material seja enviado à Procuradoria-Geral da República, para possível apuração criminal. “Quem entra armado num lugar de palavras revela que seus maiores inimigos são o raciocínio, o diálogo e a paz”, diz o texto.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.