Coluna Cesar Romero – 19/03/2024

Aline Junqueira Jose Ventura e Raphael Ribeiro 180324 enviada pela Giglia
A secretária de Atividades Urbanas e Meio Ambiente, Aline Junqueira com o presidente da Acav, José Ventura, e o secretário de Planejamento Urbano, Raphael Ribeiro na comemoração dos 9 anos da Praça CEU

Camisetas da Feijoada CR
Nesta terça-feira, ao meio-dia, começam as vendas do primeiro lote da camiseta/convite para a Feijoada CR 2024, agendada para 8 de junho, na Estação São Pedro.
Pelo site www.uniticket.com.br/eventos/feijoada-cr-30-anos, na Tivoli Joias (Galeria João Borges de Mattos, 36), Done Produção (Edifício Le Quartier Granbery) e no Zine Cultural (Praça Menelick de Carvalho).

Pobre Casa de Anita
Repercute intensamente a nota dominical destacando a lamentável cenário de abandono e destruição de mais um espaço histórico: a Casa de Anita Garibaldi, próximo ao Mergulhão. Por causa da situação, a diretoria executiva da Associação Cultural e Beneficente Italo-Brasileira Anita Garibaldi, presidida por Antônio Eduardo Miranda da Silva, convocou assembleia geral para hoje visando “tomar providências urgentes” em relação a sede da entidade.
A prefeita Margarida Salomão, a exemplo de diversos leitores, lamentou a situação da Casa de Anita, “um imóvel particular, depredado como tantos imóveis tombados. Importante alguma movimentação da sociedade, que até pudéssemos apoiar, para a recuperação do legado”.

“Parabéns por estes anos todos de trabalho em prol da cultura e agora alertando para o fato triste que aconteceu com a Casa de Anita.”
(Eustacio Ribeiro Neto, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora)

“Li o comentário de CR sobre o triste abandono da Casa de Anita… Muito oportuno, visto que sabemos do grande prestígio e abrangência da coluna. Quem dera surgisse algum Mecenas para bancar a total reconstituição desse imóvel de incontestável valor histórico!”
(Lygia Dias de Toledo, ex-coordenadora do CAC – Centro de Ação Cultural)

“Gostaria de expressar minha profunda gratidão pela matéria publicada em sua coluna, que abordou a Associação Cultural e Beneficente Ítalo-Brasileira Anita Garibaldi. Sua dedicação em trazer à tona temas relevantes para a história cultural juiz-forana nos proporcionou uma visibilidade extraordinária. Agradeço sinceramente por reconhecer e destacar a importância da associação como um instrumento fundamental para a preservação e promoção da cultura, especialmente no contexto ítalo-brasileiro. Sua matéria não apenas trouxe uma grande visibilidade, mas também reafirmou a necessidade de fomentar o intercâmbio cultural, a solidariedade e a preservação das tradições. Acredito firmemente que a divulgação de instituições culturais a Casa Anita é essencial para a manutenção e valorização da identidade cultural de nossa cidade. Sua contribuição, por meio de sua coluna, tem sido um veículo poderoso para alcançar um público mais amplo e despertar o interesse em nossa história e patrimônio cultural. Parabenizamos você por seu compromisso com o jornalismo de qualidade e por dedicar seu tempo e esforço para destacar organizações como esta, que muitas vezes são negligenciadas ou desconhecidas pelo grande público. Sua visão e sensibilidade em reconhecer a importância da diversidade cultural em nossa sociedade são verdadeiramente apreciadas. Mais uma vez, gostaria de expressar meu mais profundo respeito e agradecimento.”
(Emerson Ribas, jornalista)

“Parabéns pela reportagem em defesa da Casa de Anita como patrimônio histórico de Juiz de Fora.”
(Maria Helena de Oliveira, Academia de Letras da Manchester Mineira)

“Venho parabenizá-lo pela nota sobre o estado lamentável e de abandono, que se encontra a Casa de Anita.
Após isto, esperamos que o poder público possa se movimentar no sentido de se preservar aquele valioso local, um dos expoentes da história e da presença da Colônia Italiana em nossa cidade. Como cidadão ítalo-brasileiro, em nome de nossa colônia italiana, receba nossos parabéns e agradecimento.”
(Waltinho Pecci Maddalena, Academia do Livro)

Festa em Benfica
Uma programação especial marcou os 9 anos da Praça CEU. Espaço de referência para a Zona Norte, com projetos de cidadania, cultura e esporte, está avaliada pelo Governo Federal como uma das melhores praças deste modelo no país.
Desde a inauguração, em 2015, a Associação Cultural Arte e Vida (Acav), presidida por José Ventura, executa as atividades em parceria com a Funalfa, num total de 11 oficinas gratuitas atendendo cerca de 1.200 crianças, jovens, adultos e idosos.

Arpel 180324 enviada pelo CR
Cláudia Figueiredo, Rita Moreira (aniversariante desta terça-feira) e Mariana Delmonte em tarde de lançamento de moda na Arpel

ANTENADO
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga os municípios a implantarem redes e galerias subterrâneas de água pluvial antes de pavimentar as ruas, evitando assim que o asfalto seja refeito.
Mas precisa de lei para algo tão óbvio? – questionou um leitor.

Miss Universo MG
A modelo luso-brasileira Daniela Oliveira (27 anos), representante de Juiz de Fora, foi eleita a Miss Universo Minas Gerais 2024, em Barbacena.
Natural de Lisboa, ela se tornou a primeira mulher casada a vencer o concurso. Daniela desde os 18 anos é casada com o também modelo e boxeador Antônio Carlos Pacheco, que nasceu em Cataguases e mora em JF.

Festa para Valentina
Em alto estilo, Nivea e Valério Ribeiro recebem para a festa dos 15 anos da filha Valentina, sexta-feira agora, no Privilège.

O segredo da felicidade não é encontrado buscando o mais, mas no desenvolvimento da capacidade de aproveitar o menos
(Sócrates)

Ponto da beleza
Os irmãos Lucas e Wanessa Barbosa deram sinal verde para nova participação do Werner Coiffeur na Feijoada CR 2024.
Mais uma vez, o timaço de recepcionistas será produzido no ponto da beleza, no Independência Shopping.

‘In memoriam’
Entre as homenageadas com o “Troféu Mulher Cidadã 2024” está a saudosa professora Maria do Céu Corrêa Mendes que terá sua memória reverenciada no setor de política. Grande educadora, ela também se destacou pela atuação em momentos políticos, como a luta contra a ditadura militar e Diretas Já. Empenhou-se pela preservação do patrimônio arquitetônico da cidade, em especial o prédio dos Grupos Centrais e no movimento Mascarenhas Meu Amor. Foi uma das fundadoras do CAC – Centro de Ação Cultural.

Feijoada 82 dias 35x8 TERCA FEIRA 19 03 24

Quem fala
A convite do ex-ministro do Planejamento, Paulo Paiva, o secretário executivo da Instituição Fiscal Independente (IFL), Marcus Pestana foi um dos debatedores do ‘workshop’ de discussão do livro digital “Do Plano de Metas às Metas do Plano”, organizado pela Fundação Dom Cabral, em BH.

Também em JF
Sexta-feira agora, no Ritz Hotel, Marcus Pestana fará palestra sobre “Reforma Tributária e suas perspectivas para a próxima década”, promoção da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região.

VOO LIVRE
Nesta quarta-feira, o empresário José Rocha comemora os 9 anos do Trade Hotel, indicado com o selo “Travellers Choice 2023”, do Trip Advisor.

Faltam 82 dias para a Feijoada CR 2024.

Tereza Sarchis, Luiz Gamonall, Valéria Borges Costemalle, Carol Verde Ragazzo, Marcos Ortega Cunha, Lenise Campos Pires e Thomaz Chelini estão aniversariando.

A arquiteta Vera Burnier Ganimi marcou presença no Green Interiors Day, em São Paulo, com foco no futuro do ‘design’ de interiores, integrando práticas sustentáveis e IA.

Lúcia Silva evidencia seu bom gosto na nova coleção da Veneno.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Associação dos Cegos, pelo telefone 2101-2476.

O post Coluna Cesar Romero – 19/03/2024 apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.