Aneel solicita à Enel explicação sobre apagões em São Paulo

A área de fiscalização da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) solicitou à Enel, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica na capital paulista e na região metropolitana, explicação a respeito do apagão que interrompeu as operações do aeroporto de Congonhas, na semana passada. Nesta segunda (18), Higienópolis e bairros da região central da cidade de São Paulo também ficaram sem luz.

A Aneel informou ao InfoMoney que está avaliando as ocorrências para tomar as medidas cabíveis.

Vale lembrar que, recentemente, a agência já multou a Enel-SP em R$ 165 milhões diante da ineficiência da Enel em contornar os problemas causados por eventos climáticos em novembro, que deixou sem luz ao menos 2,1 milhões de consumidores.

Nesta segunda-feira (18), bairros inteiros da região central paulista enfrentaram falta de energia elétrica. Houve relatos de apagão nas regiões de Higienópolis, Consolação, Santa Cecilia, Bela Vista e Vila Buarque.

Localizado na região afetada, o Hospital Central da Santa Casa teve de remarcar procedimentos e exames devido à falta de luz. O hospital foi “alimentado” por geradores nas áreas de internação e emergências”, informou a Santa Casa.

Segundo a Enel, responsável pelo serviço de distribuição de energia na cidade de São Paulo e região metropolitana, o apagão desta segunda, na região central, foi ocasionado por uma ocorrência na rede subterrânea que atende Higienópolis.

“Equipes da distribuidora estão trabalhando para identificar a causa e realizar os reparos. A Enel acrescenta que está mobilizando geradores para abastecer um hospital e outros clientes prioritários da região.” 

Esta foi a terceira ocorrência de falta de luz em São Paulo nos últimos quatro dias, período em que a cidade vem enfrentando uma onda de calor extremo, que elevou significativamente a demanda por energia elétrica.

Aeroporto de Congonhas sem luz

O Aeroporto de Congonhas precisou suspender as operações de pouso e decolagem por mais de uma hora na última sexta-feira (15). Na ocasião, a Enel informou que uma ocorrência na rede elétrica que abastece o aeroporto causou a interrupção no fornecimento a uma torre de controle do terminal.

A concessionária disse que fez manobras na rede e atuou para restabelecer o serviço e que as causas da falha serão apuradas. No sábado (17), comerciantes da Rua 25 de Março reclamaram de um apagão na região central.

Nas redes sociais, usuários fizeram relatos sobre a falta de luz na segunda, se queixando de “mais um apagão nos bairros de São Paulo”. “Já virou rotina. Desta vez a Enel não poderá colocar a culpa na chuva. Quem vai pagar os prejuízos dos empreendedores? Vou apresentar mais uma cobrança a Agência Nacional de Energia Elétrica”, escreveu um consumidor.

(com informações da Agência Brasil)

The post Aneel solicita à Enel explicação sobre apagões em São Paulo appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.