Ziraldo será velado neste domingo na sede da ABI

Ziraldo foi desenhista, chargista e escritor. Foto: Reprodução

O corpo do escritor e cartunista Ziraldo será velado na manhã do próximo domingo (7) na ABI (Associação Brasileira de Imprensa), no Rio de Janeiro, conforme informou sua filha Daniela Thomas. O sepultamento ocorrerá no mesmo dia, no Cemitério São João Batista, às 16h30.

O renomado cartunista faleceu enquanto dormia em seu apartamento no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio, pouco depois das 14h deste sábado (6), relatou sua cunhada, Cecília. Segundo ela, Ziraldo já enfrentava problemas de saúde devido a um AVC anterior e estava em condições frágeis.

O desenhista sofreu um AVC em 2018, permanecendo internado em estado grave por um mês. Posteriormente, afastou-se dos holofotes, mas foi obrigado a desmentir rumores sobre sua morte em 2019. Além disso, em 2013, durante uma estadia na Alemanha, teve um infarto leve.

Daniela Thomas, filha de Ziraldo. Foto: Reprodução

De acordo com Daniela Thomas, a causa da morte ainda será oficialmente confirmada, mas ele enfrentava falência múltipla de órgãos. “Ele simplesmente parou de respirar. Já estava acamado há seis anos e recentemente vinha sofrendo com fraqueza e febre”, relatou.

Em 1964, Ziraldo fundou a revista “A Turma do Pererê”, que encerrou suas publicações em 1964 devido ao início do regime militar. Em 1969, foi um dos fundadores de “O Pasquim”, onde enfrentou a censura do período e lutou pela democracia ao lado de outros renomados humoristas.

O ápice de sua carreira veio com “O Menino Maluquinho”, publicado em 1980, que se tornou um fenômeno editorial, sendo adaptado para cinema, teatro, quadrinhos e outros formatos.

Diversas celebridades lamentaram a morte de Ziraldo nas redes sociais. Políticos como Guilherme Boulos, Paulo Pimenta e Eduardo Paes prestaram homenagem à obra e ao legado do cartunista.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.