Trump critica uso de mísseis dos EUA pela Ucrânia para atacar território russo

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o uso pela Ucrânia de mísseis fornecidos pelos EUA para realizar ataques em território russo, em uma entrevista à revista Time publicada nesta quinta-feira (12), sugerindo que alteraria a atual política de Washington em relação à Ucrânia.

“É uma loucura o que está acontecendo. É uma loucura. Discordo veementemente do envio de mísseis a centenas de quilômetros da Rússia. Por que estamos fazendo isso? Estamos apenas agravando essa guerra e tornando-a pior. Não deveríamos ter permitido que isso fosse feito”, disse Trump em uma entrevista para marcar sua nomeação como Personalidade do Ano da Time.

No mês passado, o presidente norte-americano, Joe Biden, suspendeu a proibição dos EUA de que a Ucrânia usasse mísseis de longo alcance fornecidos pelos EUA para ataques no território da Rússia, em sua mais recente tentativa de impulsionar a Ucrânia na batalha para repelir uma invasão militar russa.

A decisão foi tomada após pedidos do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. A Casa Branca citou o uso pela Rússia de 15 mil soldados norte-coreanos ao longo da frente de batalha como o principal motivo pelo qual Biden mudou de ideia sobre os mísseis.

Trump disse que gostaria de pôr um fim rápido à guerra de quase três anos. Ele disse à Time que tinha um “plano muito bom” para ajudar, mas que se o revelasse agora “se tornaria um plano quase sem valor”.

Trump, que assume o cargo em 20 de janeiro, reuniu-se no último fim de semana com Zelensky e o presidente francês, Emmanuel Macron, em Paris.

Ele disse à Time que o número de pessoas que estão morrendo no conflito não é sustentável.

“Estou falando de ambos os lados. É realmente vantajoso para ambos os lados que isso seja feito”, disse.

The post Trump critica uso de mísseis dos EUA pela Ucrânia para atacar território russo appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.