Com a chegada da temporada, veja como serão os horários dos postos de saúde e da UPA Norte

Com o aumento populacional sazonal trazido pela temporada de verão em Florianópolis, a Secretaria de Saúde da Capital dá início, na próxima segunda-feira, 16 de dezembro, à Operação Verão nos seus serviços. Serão efetuados, no período que vai até o final de semana seguinte ao Carnaval de 2025, o aumento da capacidade de atendimento, melhorias na recepção e encaminhamento de demandas dos turistas, com atendimento multilíngue no Alô Saúde, e reforço em atividades já consolidadas.

NORTE DA ILHA

Nas UPAS Norte e Sul, serão abertas salas adicionais de atendimento, com o incremento de novos profissionais nas unidades, tanto médicos, quanto enfermeiros. Ainda no Norte da Ilha, onde ficam os principais balneários, será estendido o horário de funcionamento do CS Capivari, localizado na Rodovia João Gualberto Soares, 2097. A unidade, que opera normalmente das 7h às 19h, passará a ter uma equipe para atendimento de condições agudas no intervalo compreendido entre às 19h e 22h, para que a população e visitantes possam usufruir do atendimento, com foco nos casos de urgência de baixa complexidade. Nesse horário ampliado, poderão ser atendidas todas as pessoas que precisarem ir até a unidade, mesmo que aquele não seja seu Centro de Saúde de referência.

No Alô Saúde, serviço de atendimento por telefone já consolidado, uma novidade foi preparada para facilitar o atendimento às demandas de turistas internacionais. A partir do dia 23 de dezembro, por meio do 0800 333 3233, falantes de inglês e espanhol terão acesso, pela primeira vez, ao atendimento multilíngue, com conversações via chat de Whatsapp em suas línguas nativas. Os sintomas serão avaliados e o usuário poderá ser encaminhado para um atendimento virtual ou presencial, a depender de cada caso, com um profissional apto para a conversação no idioma escolhido.

A Secretaria prepara ainda um plano de contingência para a dengue, com uma série de atividades de prevenção, combate e mitigação dos impactos da doença em Florianópolis. O cenário epidemiológico vem sendo acompanhado e, de acordo com a evolução no número de casos, que costuma aumentar nessa época, serão abertos Centros de Referência para Dengue – CRD, nas regiões em que houver maior incidência. Nestes locais será oferecido todo o cuidado para tratamento da doença.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.