“Ainda Estou Aqui”: web resgata VÍDEO de Eunice Paiva sobre a prisão de seu marido

Eunice e Rubens Paiva foram presos pela Ditadura Militar. O parlamentar foi morto. Foto: reprodução

Impulsionada pelo sucesso do filme “Ainda Estou Aqui”, uma reportagem com Eunice Paiva, esposa do deputado federal Rubens Paiva, viralizou nas redes sociais nos últimos dias. A obra, inspirada no livro de Marcelo Rubens Paiva, conta a história dos pais, perseguidos pela Ditadura Militar. O parlamentar teve seu mandato cassado em 1964, após o golpe, e foi levado para os quartéis, onde seria torturado e morto, em janeiro de 1971.

“No dia 20 [de janeiro de 1971] de manhã, nos preparávamos para ir à praia, era feriado, dia de São Sebastião. A empregada entra em casa muito assustada: ‘Doutor, tem uns homens na porta querendo falar com o senhor’”, inicia o relato Eunice, que foi interpretada nas telonas por Fernanda Torres, que pode ser indicada ao Oscar pela atuação.

“Olha, minha mulher, não se assuste”, teria dito Rubens para tranquilizar a família. “Mas as pessoas empurraram, entraram no escritório. Entraram seis homens com metralhadoras”, seguiu no relato a viúva do deputado. De acordo como o relato, o marido então explicou que chegou uma ordem para prestação de depoimento e que ele não iria demorar a voltar.

Porém, ela também foi presa nos dias seguintes.

“A prisão foi… foi uma sensação de total isolamento. Eu me sentia absolutamente perdida no mundo. Não havia contato com ninguém, a não ser com os eventuais interrogadores”, lamentou Eunice. Na reportagem, resgatada pela web sem data específica, a mãe de Marcelo Rubens Paiva ainda conta que buscou “saber a razão daquilo tudo”, o que ela classificou como “um verdadeiro absurdo.

“Até que em julho o caso ficou juridicamente encerrado, porque o STM [Superior Tribunal Militar] negou o habeas corpus ao Rubens e a Comissão de Direitos Humanos determinou o arquivamento do caso”, explicou.

Veja a reportagem: 

Nos cinemas, o filme “Ainda Estou Aqui”, lançado há pouco mais de um mês, superou blockbusters como “Wicked” e “Gladiador 2”, atingindo 2,5 milhões de espectadores no Brasil.

Na última quinta-feira (12), o Critics Choice Awards revelou os indicados às categorias de cinema e o filme brasileiro, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, foi destaque. A produção concorre na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.