Gleisi chama editorial da Folha de “delirante” e acusa jornal de “apostar contra o país”

Gleisi Hoffmann. Foto: Divulgação

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, respondeu de forma contundente ao editorial publicado neste domingo (22) pela Folha de S. Paulo, que criticou a política econômica do governo Lula, mencionando supostos riscos de hiperinflação e uma “expansão ilimitada do Estado”. Em sua conta no X (antigo Twitter), Gleisi classificou o texto como “delirante” e acusou o jornal de “apostar contra o país”.

Na publicação, Gleisi rebateu os argumentos apresentados pelo editorial e destacou os avanços econômicos sob a gestão Lula. Segundo ela, o governo está promovendo um esforço fiscal significativo, reduzindo o déficit de 2,1% do PIB em 2023 para uma projeção de 0,25% neste ano. Além disso, a presidente do PT ressaltou o crescimento econômico, o aumento da renda e dos salários, e a geração de empregos como pontos positivos da atual administração.

“O delirante editorial da Folha hoje, falando até em risco de hiperinflação, é uma aposta descarada contra o país. Nenhum governo do presidente Lula, inclusive este, praticou ‘expansão ilimitada do Estado’, como acusa o jornal irresponsavelmente. […] Estamos saindo de um déficit de 2,1% do PIB em 2023 para algo em torno de 0,25% este ano, um esforço fiscal sem precedentes, e a Folha acha pouco”, escreveu Gleisi Hoffmann.

Ela também criticou o jornal por, em sua visão, representar os interesses de uma elite econômica que se beneficia da concentração de riqueza e dos juros da dívida pública, em detrimento de políticas voltadas à redução da pobreza.

“O país voltou a crescer, com mais renda e salários, gerando empregos como nunca, apesar dos fabricantes de crise e seus porta-vozes na mídia. Não existe mesmo almoço grátis, mas sempre existiu uma disputa pelos recursos do estado: entre milhões de famílias que o governo Lula está resgatando da pobreza e os pouquíssimos que fazem banquetes à custa dos juros da dívida e da indecente concentração da riqueza no país. O editorial mostra de que lado a Folha está”, finalizou Gleisi.

O editorial da Folha de S. Paulo argumenta que o tumulto financeiro recente no país seria reflexo de uma “irresponsabilidade orçamentária” do governo Lula. O texto ainda sugere que a administração atual está implementando uma política baseada na ideia de que “o progresso decorre da expansão ilimitada do Estado”, algo que, segundo o jornal, colocaria o Brasil em risco de “fiasco econômico”.

“O editorial da Folha afirma que o tumulto financeiro dos últimos dias é parte da fatura da irresponsabilidade orçamentária do governo e que Lula vem praticando o ideário de que o progresso decorre da expansão ilimitada do Estado, a teoria do almoço grátis, que levará o país a um fiasco”, apresentou a Folha de S. Paulo em sua materia.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.