Musk muda nome no X para Kekius Maximus, símbolo neonazista, e dispara preço de criptomoeda

Musk, ou “Kekius Maximus”

O homem mais rico do mundo, Elon Musk, gerou especulações ao mudar seu nome na plataforma de sua mídia social X para “Kekius Maximus”.

O magnata da tecnologia – cupincha do presidente eleito dos EUA, Donald Trump – não ofereceu explicação imediata para o nome ou para sua nova foto de perfil, que mostra o personagem Pepe the Frog. Esse meme é amplamente utilizado por neonazistas e grupos de extrema-direita, consolidando-se como um símbolo controverso.

A mudança gerou impacto no mundo das criptomoedas, fazendo o valor de um memecoin – uma moeda digital inspirada em memes da internet – de mesmo nome disparar.

No passado, Musk influenciou preços de criptomoedas por meio de comentários nas redes sociais, mas não está claro se ele tem envolvimento direto com este memecoin específico. Num caso recente, as mensagens de Musk exercem grande influência sobre o preço das criptomoedas, algo observado diversas vezes com a Dogecoin, considerada a favorita do sujeito.

“Kekius” parece ser uma latinização de “kek”, termo semelhante a “laugh out loud” (risada alta) popularizado por gamers, mas que agora é frequentemente associado à alt-right. Além disso, “kek” também é o nome de um antigo deus egípcio das trevas, frequentemente representado com cabeça de sapo.

Muitos associam “Maximus” ao nome do personagem heroico de Russell Crowe no filme “Gladiador”, Maximus Decimus Meridius. A nova imagem de perfil de Musk retrata Pepe em trajes militares romanos, segurando o que parece ser um console de videogame.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.