Supercomputador da IBM em 2024, agora comparado a um único RTX

Em menos de duas décadas, a indústria da computação testemunhou uma evolução tão grande que em pouco tempo tornou obsoletas tecnologias que eram consideradas revolucionárias na época. A prova perfeita do crescimento que a tecnologia teve é o surpreendente aumento de desempenho oferecido pelas placas gráficas atuais como as da Nvidia em comparação com os supercomputadores de poucos anos atrás.

A computação como uma indústria que nunca para de evoluir

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

A RTX 4090 da NVIDIA, por exemplo, é uma placa gráfica projetada para suportar programas exigentes e que provou ser capaz de superar gigantes da computação como o BlueGene/L da IBM. Esse supercomputador, que em 2004 ocupava o primeiro lugar na lista TOP500, tinha 32.768 processadores e 16 TB de memória. No entanto, apesar de sua complexidade e tamanho, o BlueGene/L foi ofuscado pela potência bruta de uma única placa gráfica moderna.

O poder dos computadores de hoje é incomparável

Para comparar ambos, TFLOPS é uma ótima unidade de medida, pois se refere aos cálculos matemáticos por segundo que uma CPU pode realizar ou, resumindo, à potência do seu computador.

Por exemplo, o RTX 4090 atinge 83 TFLOPS, superando em muito os 70,72 TFLOPS do supercomputador IBM. Na verdade, o produto NVidia registrou picos de desempenho de até 100 TFLOPS, levando a placa ao limite de suas capacidades. Isso significa que um dispositivo que cabe na palma da sua mão é capaz de realizar cálculos em uma velocidade que antes só era possível com máquinas do tamanho de uma sala.

O poder do RTX 4090 não termina aí. Por exemplo, se combinarmos quatro destas placas gráficas com suporte FP8, pode ser alcançado um nível de desempenho comparável ao dos supercomputadores mais poderosos de 2009. Este aumento exponencial no poder de computação demonstra a lei de Moore, que prevê uma duplicação aproximadamente a cada. dois anos na densidade de transistores em um microchip, ainda é válido e continua a impulsionar avanços tecnológicos sem precedentes.

A evolução da computação é um lembrete da rapidez com que a tecnologia avança e de como aquilo que hoje consideramos o auge da inovação pode tornar-se obsoleto num espaço de tempo muito curto. Nos próximos anos provavelmente veremos novas gerações de placas gráficas e processadores que excedem em muito as capacidades do RTX 4090, fazendo até com que pareça uma relíquia do passado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.