Como os dinossauros acasalaram? Cientista afirma conhecer o caminho e garante que tiveram “preliminares”

Os dinossauros habitaram a Terra por aproximadamente 165 milhões de anos, até que um meteorito supostamente atingiu o planeta há 66 milhões de anos. As espécies, diversas como a fauna atual, tiveram que acasalar de alguma forma para poder continuar a se reproduzir.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

No entanto, entre os milhares de fósseis, os paleontólogos ainda não encontraram amostras de um membro fálico ou de um clitóris, de machos ou fêmeas, respetivamente, em séculos de investigação científica.

Porém, um estudo científico recente assinado pelo paleontólogo americano Riley Black afirma ter a teoria definitiva de como os dinossauros faziam sexo. A forma como ele explica o processo de acasalamento deve ter sido muito complexa para os saurópodes, espécie com pescoço gigante e pescoço exageradamente longo.

Black, da mesma forma, mantém sua teoria e diz que essa raça específica foi muito criativa no processo de reprodução sexual.

Sexo dinossauro

“Comparações com pássaros e crocodilos modernos sugerem que os dinossauros individuais geralmente tinham um falo ou clitóris, embora nenhuma evidência sólida de tais estruturas tenha sido descoberta ainda”, diz Black, de acordo com o artigo do Daily Mail.

“Há mais de um século, os paleontólogos se perguntam como os dinossauros acasalavam”, acrescenta o cientista. Para ele, a resposta é simples: o macho monta na fêmea, assim como acontece com os mamíferos modernos.

Riley Black baseia seus argumentos científicos em outros estudos de paleontologia, que encontraram áreas de acasalamento para dinossauros, devido às “preliminares” que as espécies masculinas faziam para cortejar as fêmeas.

Arranhões no chão, pegadas em forma de círculo revelam danças e rituais anteriores ao processo de reprodução.

O estudo de Black reafirmaria as palavras da Dra. Beverly Halstead, uma lendária paleontóloga inglesa que foi uma das primeiras a abordar o assunto. “Todos os dinossauros usaram a mesma posição básica para o acasalamento”, disse ele em pesquisas anteriores.

“Cavalgando por trás, ele colocou os membros dianteiros sobre os ombros dela, levantando um membro traseiro acima das costas e torcendo o rabo sob o dela”, revelou ele.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.