O que é o Spaces do X (Twitter)? Veja como funciona o recurso de áudio da rede social

O Spaces (ou Espaços) é uma funcionalidade do X (Twitter) que permite a criação de salas públicas de chat por voz em tempo real. Essas salas são usadas para diversos temas de debate, e inclui participantes ativos (os que têm permissão para falar) e ouvintes.

Como host de um Space, você pode convidar mais 11 pessoas (até dois co-hosts e 10 oradores) para falarem por voz na sala. Também é possível compartilhar o link para divulgação do Space, agendar a transmissão, além de gravar o conteúdo para publicá-lo na íntegra em seu perfil.

A seguir, saiba o que é o Spaces do X (Twitter), aprenda a usar o recurso, e confira as vantagens e desvantagens de uso.

Índice

  • O que é o X (Twitter) Spaces?
  • Como funciona o Spaces no X (Twitter)?
  • Como usar o X (Twitter) Spaces?
    • 1. Abra o app do X (Twitter) e crie um novo Space
    • 2. Configure e inicie o seu Space no X (Twitter)
    • 3. Gerencie convidados e ouvintes do seu Space
    • 4. Compartilhe o seu Space com outras pessoas
    • 5. Finalize a transmissão do Space no X (Twitter)
  • Quantas pessoas podem participar de um X (Twitter) Space?
  • Os Spaces no X (Twitter) são públicos?
  • É possível agendar um Space no X (Twitter)?
  • Quais são as vantagens de usar o Spaces no X (Twitter)?
  • Quais são as limitações do X (Twitter) Spaces?
  • Qual é a diferença entre o X (Twitter) Spaces e o Clubhouse?

O que é o X (Twitter) Spaces?

O Spaces (ou Espaços, em português) é um recurso do X (Twitter) que habilita salas de chat por voz ao vivo e abertas ao público. O dono do Space define qual será o tema do bate-papo e quem poderá falar (oradores), mas qualquer um pode entrar na sala como ouvinte, mesmo que não tenha conta no X.

Como funciona o Spaces no X (Twitter)?

O Spaces do X (Twitter) funciona como um espaço público para conversas por voz de temas diversificados. Cada sala é hospedada por um usuário, e pode ter até dois co-hosts e até 10 oradores habilitados para falar por voz. Ouvintes apenas escutam o bate-papo, mas podem se tornar oradores com a permissão do host.

Durante a criação do Space, o host poderá descrever o tema da conversa e selecionar até três tópicos relacionados. Também será possível permitir que ouvintes ingressem na sala de forma anônima, e habilitar a gravação do debate para que ele seja compartilhado e ouvido após o fechamento da sala.

Spaces de usuários do X que você segue serão exibidos na parte superior de sua timeline. Mas você pode descobrir Spaces públicos na guia “Espaço”, no menu de perfil.

Como usar o X (Twitter) Spaces?

1. Abra o app do X (Twitter) e crie um novo Space

Abra o app do X (Twitter) pelo celular (Android ou iOS). Em seguida, toque no ícone “+” e escolha “Espaços” (Android) ou aperte no símbolo “+”, vá na opção “live”, e escolha “Iniciar um Espaço” (iOS).

2. Configure e inicie o seu Space no X (Twitter)

Insira uma descrição para seu Space e escolha até três tópicos temáticos. Caso queira, ative a chave “Gravar Espaço” para gravar a conversa e publicá-la em seu perfil, e ative o Incógnito para habilitar anonimato entre os ouvintes. Feito isso, toque em “Inicie seu Espaço”.

3. Gerencie convidados e ouvintes do seu Space

Toque no ícone de microfone para habilitar sua voz. Em seguida, vá no ícone de pessoas para convidar co-hosts, adicionar oradores à sala, e gerenciar solicitações de ouvintes para falar.

4. Compartilhe o seu Space com outras pessoas

Vá no ícone de compartilhamento e escolha uma forma para divulgar o seu Space com outras pessoas. Se quiser, aperte no ícone de coração e balão de conversa para reagir e acompanhar comentários do seu Space no post publicado em seu perfil, respectivamente.

5. Finalize a transmissão do Space no X (Twitter)

Toque em “Finalizar” para encerrar o Space. Caso tenha habilitado a gravação, o X (Twitter) publicará o conteúdo na íntegra automaticamente em seu perfil.

Quantas pessoas podem participar de um X (Twitter) Space?

Um Space no X (Twitter) permite até 13 participantes falando ao mesmo tempo (incluindo o host e até dois co-hosts). Tratando-se de ouvintes, não há limites: qualquer um pode entrar para escutar o bate-papo, sem preocupações com superlotação.

Os Spaces no X (Twitter) são públicos?

Sim. Os Spaces no X (Twitter) são abertos ao público, ou seja, podem ser acessados por qualquer pessoa que tenha ou não conta na plataforma. Inclusive, contas que você bloqueou poderão entrar em seu Space se acessarem o link sem fazer login no X.

E como os Spaces são públicos, só podem ser criados por contas públicas: caso tenha uma conta privada no X (Twitter), você não poderá abrir um Space.

É possível agendar um Space no X (Twitter)?

Sim, é possível programar até 10 Spaces com até 30 dias de antecedência. Para isso, basta tocar no ícone de relógio (localizado no canto inferior direito) durante a criação de um Space, e definir uma hora e data para a sala. Caso tenha ativado as notificações, você será avisado sobre o Space agendado em um horário próximo.

Você também pode cancelar um Space agendado, ao tocar no ícone do seu perfil, acessar a guia “Espaços”, localizar o seu Space agendado, e cancelar a transmissão.

Quais são as vantagens de usar o Spaces no X (Twitter)?

O Spaces do X (Twitter) é um espaço público de interação que pode fomentar discussões relevantes dos mais diversos temas. Dentre os benefícios do recurso, estão:

  • Interação com o público: o Spaces permite interação com o público, e habilita que um ouvinte possa participar ativamente da conversa;
  • Sem limite de ouvintes: não há limite para o número de ouvintes de Spaces, o que elimina preocupações com superlotação;
  • Acesso facilitado: qualquer um pode acessar aos Spaces do X (Twitter), mesmo sem conta na plataforma;
  • Duração ilimitada: não há limite de duração para os Spaces, o que dá mais autonomia para os debates;
  • Recurso nativo: o Spaces é um recurso nativo do X (Twitter), que não necessita da instalação de outros apps para uso.

Quais são as limitações do X (Twitter) Spaces?

Existem limitações de uso e privacidade nos Spaces do X (Twitter). Algumas das principais desvantagens do recurso incluem:

  • Host disponível apenas no app: a criação de Spaces está restrita ao aplicativo do X (Twitter) para dispositivos móveis (Android ou iOS);
  • Limite de oradores: somente 13 pessoas (incluindo o host e até dois co-hosts) poderão falar no Space;
  • Restrito a contas públicas: só é possível criar um Space se a sua conta for pública, já que perfis privados não podem usar o recurso;
  • Acessos indesejados: você poderá bloquear contas para impedir que elas acessem aos seus Spaces, mas elas poderão ingressar como ouvintes se não fizerem login no X (Twitter).

Qual é a diferença entre o X (Twitter) Spaces e o Clubhouse?

O Spaces é um recurso específico da rede social X (Twitter), que envolve salas públicas de conversa por voz. Os Spaces são públicos, ou seja, podem ser acessados por qualquer pessoa que tenha ou não conta no X.

Já o Clubhouse é um aplicativo voltado para salas de chat por voz. A rede social é baseada na criação de salas e comunidades para interação entre os usuários e, diferentemente do X (Twitter), possibilita a criação de salas de voz privadas.

O que é o Spaces do X (Twitter)? Veja como funciona o recurso de áudio da rede social

Adicionar aos favoritos o Link permanente.