Ações da Novo Nordisk disparam após injeção experimental mostrar perda de peso de 22%

Fábrica da Novo Nordisk na Dinamarca (Charlotte de la Fuente/Bloomberg)

A Novo Nordisk teve a maior alta desde agosto de 2023 após sua injeção experimental proporcionar até 22% de perda de peso em um ensaio clínico inicial, aumentando as esperanças dos investidores para o pipeline da farmacêutica.

Os resultados colocam a Novo de volta na acirrada corrida para ver qual farmacêutica pode oferecer a maior perda de peso com um produto de nova geração. As ações subiram até 14% em Copenhague, após caírem quase 20% nos últimos 12 meses até o fechamento de quinta-feira, enquanto as da rival Eli Lilly caíram 1,2% antes da abertura dos mercados nos EUA.

A Novo precisa de vitórias no pipeline após algumas semanas difíceis marcadas por dados decepcionantes de ensaios clínicos de outro medicamento e a decisão do governo dos EUA de mirar os blockbusters Ozempic e Wegovy para cortes de preços. Embora ainda esteja nos estágios iniciais de testes, o novo medicamento experimental da Novo, amycretin, é visto como crucial para sua capacidade de competir com possíveis novas entradas no mercado.

Leia mais: Ação da Novo Nordisk cai mais de 20% após novo medicamento contra obesidade fracassar

“Esta notícia finalmente quebra a maré de sentimento negativo” para a Novo, disse Emily Field, analista do Barclays em Londres. Os dados estavam “no mesmo nível dos melhores” resultados obtidos até agora nesta fase para injeções de perda de peso, disse ela.

Pacientes que tomaram uma injeção semanal de amycretin perderam mais peso na dose mais alta, após 36 semanas de tratamento. Aqueles que receberam uma injeção de placebo ganharam 2%. Os efeitos colaterais estavam em linha com outros medicamentos para perda de peso, disse a Novo na sexta-feira.

Os resultados de sexta-feira sugerem que o novo composto da Novo poderia estimular ainda mais perda de peso do que o retatrutide da Lilly, de acordo com a Bloomberg Intelligence. O composto da Lilly havia estabelecido o padrão para medicamentos experimentais de perda de peso, com a Novo lutando para provar que seus candidatos poderiam estar à altura.

Embora os compostos de nova geração das duas empresas não tenham sido testados diretamente um contra o outro, a comparação de um ponto de tempo semelhante nos ensaios separados sugere que o amycretin estimulou mais perda de peso em comparação com o placebo do que o composto da Lilly, disse o analista da BI Michael Shah.

O resultado “revigora” a capacidade da Novo de desafiar a Lilly, disse ele.

Ao contrário do CagriSema da Novo, que ficou aquém das expectativas da Novo em um ensaio maior no mês passado, o amycretin combina dois mecanismos para perda de peso em uma única molécula. Ele imita tanto o GLP-1 — o ingrediente que impulsiona o Ozempic e o Wegovy — quanto outro hormônio intestinal chamado amilina. O CagriSema também incluía ambos, mas em dois compostos diferentes que a Novo foi forçada a embalar em um injetor de câmara dupla complexo. A Novo também está estudando uma versão em pílula do amycretin.

A biotech dinamarquesa Zealand Pharma, que também está desenvolvendo medicamentos que dependem de amilina, subiu até 8,1%, a maior alta intradiária desde novembro.

© 2025 Bloomberg L.P.

The post Ações da Novo Nordisk disparam após injeção experimental mostrar perda de peso de 22% appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.