Serra Gaúcha deve ter seis novas praças de pedágio ainda em 2025

Foto: Reprodução

O governo do Estado do Rio Grande do Sul deu início ao processo de concessão do Bloco 2 de rodovias, que abrange 414,91 quilômetros em sete estradas estaduais e federais (ERS-128, ERS-129, ERS-130, ERS-135, ERS-324, ERS-453 e BR-470). A medida busca melhorar a trafegabilidade no Vale do Taquari, Norte e parte da Serra Gaúcha, onde seis das 24 novas praças de pedágio serão instaladas.

As novas praças na região da Serra Gaúcha terão tarifas que variam de R$ 4 a R$ 5,29. Confira os pontos e valores:

  • Guaporé – km 117 da ERS-129: R$ 4
  • Serafina Corrêa – km 139 da ERS-129: R$ 4,63
  • Nova Bassano – km 279 da ERS-324: R$ 4,06
  • Nova Prata – km 177 da ERS-324: R$ 4,21
  • Boa Vista do Sul – km 70,5 da ERS-453: R$ 4,51
  • Carlos Barbosa – km 86 da ERS-453: R$ 5,29

O plano de concessão inclui a duplicação de 244 quilômetros e a implantação de 103 quilômetros de terceiras pistas. Entre os trechos beneficiados estão:

  • ERS-453, entre Garibaldi e Boa Vista do Sul.
  • ERS-129, entre Guaporé e Serafina Corrêa.
  • ERS-324 e BR-470, entre Nova Prata e Nova Araçá.

Essas obras visam aprimorar a segurança, reduzir o tempo de viagem e melhorar o fluxo de veículos em rodovias estratégicas para a economia da região.

Consulta pública e cronograma

A consulta pública, iniciada em 13 de janeiro, seguirá até 21 de fevereiro, com audiências já realizadas em Passo Fundo, Lajeado e Venâncio Aires. Após a finalização do edital, prevista para este semestre, o leilão ocorrerá na B3, em São Paulo, 90 dias depois. O critério de escolha será o menor aporte público aliado ao maior desconto nas tarifas.

O contrato terá duração de 30 anos, com previsão de investimento total de R$ 6,7 bilhões, incluindo R$ 1,3 bilhão de verba pública via Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). Essa injeção de recursos públicos e o maior número de praças de pedágio em comparação ao Bloco 3 ajudam a manter as tarifas mais acessíveis, variando de R$ 2,08 a R$ 5,66, diluindo custos entre os usuários.

A criação de novas praças de pedágio na Serra Gaúcha desperta preocupações entre os moradores e transportadores locais, que temem o impacto nos custos logísticos. Por outro lado, as melhorias nas rodovias prometem estimular o desenvolvimento econômico, facilitar o transporte de cargas e ampliar a segurança para motoristas.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.