BBB 25: Design alerta sobre os efeitos da decoração nostálgica nos participantes

Enquanto os brothers e sisters do ‘BBB 25′ disputam a atenção do público para chegar na final do reality, muito se comenta aqui fora sobre como a decoração cheia de cor e nostálgica da casa, que celebra os 60 anos da TV Globo com imagens de momentos icônicos, determina o comportamento das duplas. A decoração da nova edição do programa também nos ajuda a entender sobre o uso da neuroarquitetura nos ambientes.

Leia também:

Sessão Pipoca: 5 filmes imperdíveis para ver em dias de chuva

São Paulo ganha megamurais que celebram brasilidade e cultura negra

Ela está chegando! Débora Bloch surge com novo cabelo de Odete Roitman em Vale Tudo

Vermelho, laranja e amarelo são utilizadas em áreas de convivência porque estimulam a energia, o otimismo e a criatividade

É preocupante uma casa cheia de estímulo e nostalgia?

A arquiteta Rose Chaves, especialista em design de interiores, comentou que passar três meses em um ambiente tão cheio de estímulos e nostalgia, como a casa do BBB 25 é como viver num turbilhão de emoções, fazendo com que nenhum participante “desligue”.

“O excesso de estímulos pode deixar o cérebro em alerta constante e isso faz com que os participantes fiquem mais intensos emocionalmente”, disse a profissional, reforçando que durante o período que estão confinados no reality “as amizades podem ser mais fortes, mas os conflitos também explodem mais fácil”.

A iluminação é um ponto de alerta na casa do BBB 25

Não é de hoje que ex-BBBs criticam o fato da iluminação da casa ser muito forte e segundo a arquiteta, a luz típica de estúdios, como a usada no ‘BBB 25′, mexe com os participantes do reality, atrapalhando o sono e reduzindo a melatonina, hormônio que nos ajuda a relaxar.

Rose Chaves afirma que esse é uma das razões para os brothers e sisters estarem muitas vezes cansados e irritados durante o tempo que permanecem no reality show: “O cérebro sente falta de um ciclo claro de dia e noite, o que deixa as emoções mais à flor da pele”, alerta a profissional.

“A iluminação também reforça a ideia de estarem sempre sendo observados, o que aumenta a pressão e pode até gerar reações mais dramáticas”.

Neuroarquitetura influencia os participantes do ‘BBB 25′

A casa do BBB 25 é totalmente influenciada pela  neuroarquitetura, que ajuda a criar ambientes que mexem com o comportamento dos participantes do reality da TV Globo, provocando a mudança de emoções ditas pela arquiteta Rose Chaves, que reforça que as cores têm um papel importante em cada ambiente: “Vermelho, laranja e amarelo são utilizadas em áreas de convivência porque estimulam a energia, o otimismo e a criatividade”.

Por outro lado, as áreas de descanso da casa apresentam uma abordagem diferente, com tons de azul e verde, associados à calma e ao equilíbrio, são estrategicamente utilizados para ajudar os participantes a se desconectarem do ritmo acelerado do jogo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.