Bolsonaro diz que “vai ter retaliação” se ele for preso “por lawfare”: “Pressão de fora”

O ex-presidente Jair Bolsonaro em entrevista à CNN Brasil. Foto: reprodução

Na entrevista que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deu à CNN Brasil na última quinta-feira (23), ele argumentou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderá impor retaliações contra o Brasil caso ele continue “sendo perseguido” pela Justiça Brasileira.

“Eu jamais vou pedir sanções contra o meu país, mas se o governo não mudar, se o lawfare não deixar de existir, vai ter problema aqui dentro, pode ter certeza disso”, disse ao ser questionado se sua situação perante a Justiça pode mudar após a posse de Trump.

Na sequência, o ex-presidente ainda justificou que sua tentativa de golpe, descrita pela Polícia Federal no indiciamento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), não foi uma trama golpista: “Se eu tivesse mobilizado tropas, generais seria uma tentativa de golpe. Agora, um ou outro escreveu um negócio lá, comigo você não viu nada. Você não viu eu com cabo e soldado na rua falando qualquer coisa”, defendeu-se.

“Me rotular de golpista, querer me colocar 30 anos na cadeia, vai ter pressão de fora”, afirmou.

A repórter da CNN Brasil, Débora Bergamasco perguntou se poderia ter retaliação, Bolsonaro respondeu que isso seria óbvio, mas esquivou ao ser questionado qual seria o tipo: “Não vou dar palpite como o governo dele [Trump] deve agir ou não”, disse com rispidez.

“Quando você perde o mandato, muita gente vira as costas ou simplesmente se afasta de você. Chefe de Estado não é diferente. Alguns chefes de Estado pelo mundo eu mantive relacionamento, por exemplo o Trump”, disse o ex-presidente, declarando que acredita na tese de que houve manipulação nas eleições estadunidenses de 2020, que levou Joe Biden à Casa Branca.

“Eu fui o último chefe de Estado que reconheceu a vitória do Biden. Tem um significado para eles. Ele convidou 5 ou 6 chefes de Estado [para a posse], eu não era nada, eu sou ex[-presidente], ele me convidou”, concluiu sobre o convite que não conseguiu comprovar para o STF ao pedir a devolução de seu passaporte para ir aos Estados Unidos.

Veja o trecho a partir do minuto 20:54

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.