Ciclone extratropical provoca temporais em 4 estados do Brasil; saiba quais

Regiões com instabilidade e alerta para tempestades. Foto: Divulgação

Um ciclone extratropical deve provocar fortes temporais em quatro estados do centro-sul do Brasil nos próximos dias, de acordo com a previsão da Climatempo. O fenômeno, que se origina de uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai, começa a ganhar força entre quinta-feira (24) e sexta-feira (25), mas seus efeitos já serão sentidos ainda nesta quarta-feira (23).

A intensificação do cenário meteorológico ocorre com a chegada de um cavado atmosférico — área alongada de baixa pressão nos níveis médios da atmosfera — e a formação do ciclone extratropical próximo ao litoral da região Sudeste. A combinação desses sistemas favorece o avanço de chuvas intensas, ventania e granizo em várias regiões.

Nesta quarta-feira (23), o estado mais atingido será o Mato Grosso do Sul, especialmente na parte oeste. A partir de quinta-feira, as chuvas se espalham para o centro-sul e o leste do estado.

O tempo instável também se estende para o Paraná, Santa Catarina — principalmente nas áreas próximas ao Paraná — e São Paulo, com destaque para as regiões centro-oeste, leste e norte do território paulista.

Ciclone extratropical causa fortes chuvas em quatro estados brasileiros. Foto: Divulgação

Segundo a Climatempo, há possibilidade de linhas de instabilidade no Paraná e em São Paulo, fenômenos que geram nuvens densas com deslocamento rápido, podendo provocar ventos fortes de até 80 km/h e queda de granizo.

Na sexta-feira (25), a instabilidade começa a perder força no Sul do país e em Mato Grosso do Sul, mas as chuvas continuam em São Paulo, com destaque para a capital e regiões leste e norte do estado. Mesmo com a redução no risco de ventos e granizo, o volume de chuva segue elevado.

Entre quarta e sexta-feira, os acumulados elevados de chuva podem causar alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em áreas de encosta. Também há risco de queda de árvores e galhos, especialmente nas regiões com ventos mais intensos.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.