Mais investimentos no turismo de Balneário Camboriú foi tema da reunião entre BC Convention e vereadores

Balneário Camboriú, cidade com o metro quadrado mais valorizado do Brasil e alta arrecadação, tem previsão orçamentária de apenas 0,68% para a Secretaria de Turismo, o que representa cerca de R$ 14 milhões. É preciso investir mais no turismo. 

Este foi o principal assunto do encontro da diretoria do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau com os vereadores do município, na quinta-feira (27), em sua sede.

A presidente do BC Convention, a hoteleira Andrezza Negrini, conduziu o encontro e destacou a força do associativismo no desenvolvimento da cidade. 

Ela relembrou que a entidade é apartidária e nasceu da união de empresários comprometidos com o crescimento do turismo em Balneário Camboriú. 

(Foto: Renata Rutes)

Foi apresentada a história do BC Convention, que acumula mais de duas décadas de atuação, e os principais projetos que a entidade desenvolve em prol do fortalecimento do turismo na cidade.

Entre os projetos apresentados estavam o Visite BC e Região Costa Verde & Mar, o festival gastronômico Balneário Saboroso, a feira BNT Mercosul, o aplicativo Movimenta BC, o evento de networking Convention se Encontra, além do trabalho com o Room Tax e o Apoio à Captação de Eventos. 

‘Precisamos do suporte dos vereadores’(Andrezza Negrini)

“Acreditamos no associativismo e sabemos que com vontade, ideias e investimento, plantamos hoje para colher amanhã. A força grandiosa do BC Convention, que existe há 22 anos, faz muita diferença, ainda através da Prefeitura de Balneário Camboriú, mas precisamos também do suporte dos vereadores”, afirmou Andrezza.

Durante a apresentação, foi destacado que a Organização Mundial do Turismo recomenda que 2,5% do orçamento das cidades seja destinado ao setor turístico. 

No entanto, em Balneário Camboriú, cidade com o metro quadrado mais valorizado do Brasil e alta arrecadação, em 2025 a previsão de orçamento para a Secretaria de Turismo é apenas 0,68%, o que representa cerca de R$ 14 milhões. 

(Foto: Renata Rutes)

Secretário de Turismo reforçou o pedido

O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Evandro Neiva, também participou do evento e elogiou o trabalho realizado pelo BC Convention ao longo dos anos. 

“O turismo é a matriz econômica que sustenta Balneário Camboriú. Tenho a responsabilidade de trabalhar com a iniciativa privada, que é quem entrega os serviços, mas o setor público também tem responsabilidades. Precisamos do apoio do Legislativo e das entidades privadas, e o Convention é a principal entidade parceira do turismo em nossa cidade”, disse Neiva.

O secretário ainda reforçou que o turismo é um produto que precisa estar “na prateleira”, ou seja, ser promovido e vendido – e isso demanda investimento. 

Ele mencionou a evolução do Turismo MICE (voltado a eventos corporativos), que há alguns anos não existia, mas que hoje encontra espaço em Balneário Camboriú graças a novos atrativos e à parceria constante entre o setor público e o Convention.

O presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, Marcos Kurtz, reconheceu a importância dos projetos do BC Convention, como o Visite BC, Movimenta BC e Balneário Saboroso, que contribuem significativamente para a imagem da cidade. 

Investimento muito maior em 2026 (Marcos Kurtz)

“Sabemos das dificuldades enfrentadas pela Secretaria de Turismo devido ao orçamento restrito. Estivemos recentemente na Secretaria junto ao vereador Alessandro ‘Teco’, presidente da Comissão de Turismo, porque entendemos que o orçamento precisa ser maior e vamos lutar por isso”, afirmou Kurtz.

O presidente da Câmara também reforçou que o turismo de Balneário Camboriú depende da união com a iniciativa privada, do marketing de destino contínuo e do trabalho do BC Convention. 

“Balneário Camboriú é uma cidade maravilhosa, mas não se vende sozinha. O Convention pode contar com a Câmara. O turismo terá um orçamento muito maior em 2026”, completou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.