O governo dos Estados Unidos anunciou a isenção de tarifas extras sobre smartphones, monitores de computador e componentes eletrônicos, decisão que favorece gigantes da tecnologia, como a Apple, cuja produção é fortemente concentrada na China.
O aviso foi publicado pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA na noite da sexta-feira (11). A medida passa a valer para produtos que entram nos EUA ou são retirados de armazéns a partir de 5 de abril.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A decisão vem após a imposição de tarifas mínimas de 145% sobre produtos chineses, o que acendeu alertas entre analistas sobre possíveis impactos no mercado americano, como aumento de preços e escassez de produtos eletrônicos.
A Apple, por exemplo, tem cerca de 90% de sua produção concentrada na China e, segundo a Counterpoint Research, possui até seis semanas de estoque de iPhones nos EUA. Com a isenção, a empresa poderá manter preços estáveis, pelo menos no curto prazo.
Além dos eletrônicos, produtos como microchips e semicondutores também foram retirados da lista tarifária, favorecendo fabricantes asiáticos como a TSMC, Samsung e SK Hynix. A medida deve ajudar a conter uma crise no setor e reduzir a tensão com os consumidores, que vinham adiando grandes compras com medo de preços ainda mais altos.
Segundo o presidente Donald Trump, exceções poderiam ser feitas “por razões óbvias”, apesar de ter mantido que 10% seria o piso para muitas outras categorias. A Casa Branca não comentou oficialmente o recuo.
Leia também | Lula confirma nova visita à China em maio para encontro com Xi Jinping
The post Economia: Trump recua de tarifas extras sobre eletrônicos como smartphones e computadores Gigantes da tecnologia como Apple respiram aliviadas com isenção de tarifas para produtos importados da China first appeared on Portal Terra da Luz.