
O governo dos Estados Unidos concedeu um visto com gênero masculino à deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), uma das primeiras parlamentares trans da história da Câmara dos Deputados. A parlamentar classificou o episódio como “transfobia diplomática” e desistiu de participar da Brazil Conference at Harvard & MIT 2025, realizada esta semana em Cambridge (EUA).
Segundo a equipe de Erika, desde o início o procedimento para emissão do visto enfrentou dificuldades após novas orientações impostas pelo governo do presidente Donald Trump. Inicialmente, houve a indicação incorreta para que fosse solicitado um visto comum de turista. Após esclarecimentos, o visto oficial foi emitido, mas com o gênero masculino, divergindo da documentação brasileira da parlamentar.

Trump diz poder facilitar permissão de imigrantes que trabalham em fazendas e hotéis
A declaração foi dada em entrevista à Fox Notícias (filial do México da Fox News)

Moraes reage à Espanha por Eustáquio e suspende extradição de acusado de tráfico
Ministro Alexandre de Moraes exige explicações do embaixador espanhol e suspende extradição de cidadão búlgaro em resposta à recusa de Madri
“É absurdo que o ódio que Trump nutre contra pessoas trans tenha impactado uma parlamentar brasileira em missão oficial pela Câmara dos Deputados”, disse Erika. Ela destacou ainda que o erro representa uma violação grave e que exige uma resposta diplomática firme do governo brasileiro.
A deputada afirmou também que a decisão americana é um abuso de poder e um ato de violência institucional. “Essa atitude escancara a transfobia de Estado praticada pelo atual governo americano.
Quando ocorre nos EUA, cabe uma resposta interna, mas quando afeta cidadãos brasileiros em missão oficial, exige uma reação imediata do Itamaraty”, reforçou.
Erika optou por não utilizar o documento com erro e cancelou sua ida ao evento. Desde a diplomação, governo Trump tem adotado medidas restritivas contra a comunidade trans, incluindo a exclusão de termos como “gay”, “lésbica”, “transgênero” e “LGBTQ” dos sites oficiais do governo americano.
The post EUA emitem visto com gênero masculino a Erika Hilton; deputada pede ação do Itamaraty appeared first on InfoMoney.