
OMAHA – Investidores de todos os cantos do planeta movimentam a pacata Omaha, no Nebraska, nesta semana em busca de respostas. Em tempos de volatilidade exacerbada e de incertezas – das geopolíticas às monetárias – rondando o mercado, a expectativa pela já disputada conferência de acionistas da Berkshire Hathaway (BERK34), quando Warren Buffett em pessoa responde perguntas dos participantes, se tornou ainda maior.
A filosofia do lendário investidor naturalmente é a tônica do interesse de quem se deslocou até o meio dos Estados Unidos – e cerca de 40 mil pessoas fazem isso todos os anos. “Toda a ideia de olhar para o valor e a disciplina com a que se investe. A visão de onde está, paciência e pensar no horizonte de longo prazo”, disse o professor universitário Nishad Kapadia ao InfoMoney.
Kapadia, que vive em Nova Orleans, nos EUA, foi à conferência junto com o amigo Mohit Kanodia, morador de Mumbai, na Índia. Ouvir Buffet foi o que levou Kanodia a viajar pela primeira vez aos EUA: “Não sou um acionista [da Berkshire Hathaway], mas minha filha é”, contou. Como cada acionista recebe quatro convites, a participação da filha na empresa garantiu a entrada do indiano no evento.

Não são raros os casos de investidores que possuem apenas uma ação da Berkshire, justamente para assegurar um ingresso. “Espero ouvir muitos comentários inteligentes e o que ele nos dirá sobre seu sentimento quanto ao mercado”, disse um investidor chinês – que adotou essa estratégia para participar do evento – ao InfoMoney.
“Ele conquistou performances de investimento brilhantes e se manteve fiel à sua filosofia de investimento, navegando pela volatilidade do mercado pelas últimas décadas. Ele é o maior investidor de todos”, completou.
Brasileiros em Omaha
Os brasileiros também marcam presença em Omaha. Louise Barsi – filha de Luiz Barsi, considerado o maior investidor individual do País e apelidado de “Warren Buffett brasileiro” – circulava na manhã dessa sexta-feira (2) em frente ao CHI Health Center, centro de convenções onde a conferência acontecerá no sábado. Assim como ela, milhares de investidores lotavam o local em busca de credenciamento para poder entrar no local no dia seguinte.
Louise está em uma comitiva de 80 pessoas que foram do Brasil para os EUA para participar do evento, além de cursos. “A filosofia de value investing que adotamos é muito parecida”, comparou a investidora. “A diferença é que focamos no pagamento de dividendos, e Buffett, não”.
Por política, a Berkshire Hathaway não paga dividendos aos acionistas. Fez isso uma única vez, em janeiro de 1967, desembolsando 10 centavos de dólar por ação da companhia – por alguma razão que Buffett diz já não lembrar qual tenha sido, mas que hoje parece “um sonho ruim”. Sua filosofia é que o dinheiro será melhor empregado se for reinvestido em novos negócios.
Mas com a Berkshire acumulando caixa como nunca antes na sua história, Louise separou uma pergunta para fazer a Buffett caso tenha a sorte de ser selecionada. “Com tanto caixa, não poderia haver distribuição de dividendos?”, questiona – embora esteja convencida de que já sabe a resposta (um sonoro “não”).
O que você perguntaria a Buffett?
Embora a probabilidades de ser escolhido para levar uma dúvida a Buffet jogue contra, os convidados do evento aguardam ansiosos pelas clássicas sessões de perguntas e respostas. “Tenho perguntas em mente. Pela lei das probabilidades, minha chance é baixa. Mas se ela for dada, é claro que perguntarei”, diz Kanodia.
Muitos visitantes também querem saber o que o aprofundamento do clima de guerra comercial desencadeado pela política de tarifas do presidente Donald Trump pode significar. “Desta vez há tópicos do momento como tarifas, mudanças climáticas”, disse Kanodia.
Seu amigo, Nishad Kapadia, concorda. “Vivemos momentos interessantes com a mudança na gestão [dos Estados Unidos] com novas políticas chegando. Não sei como Buffet responderá a essas mudanças. Ele é sempre muito franco, então estou animado para ouvi-lo”, diz.
The post Investidores de todos os cantos vão a Omaha em busca de respostas de Warren Buffett appeared first on InfoMoney.