Após prisão de suspeitos de serem mandantes do crime, Câmara homenageia Marielle

vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) foi assassinada em março de 2018 (Foto: Renan Olaz/Câmara Municipal do Rio de Janeiro)

A Câmara dos Deputados realiza sessão solene, na terça-feira (26), em homenagem à memória da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do seu motorista Anderson Gomes, assassinados em março de 2018 no Rio de Janeiro. A sessão marcará seis anos do crime.

No último domingo (24), três pessoas foram presas acusadas de serem mandantes do assassinato: o deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil), o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) Domingos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) já formou maioria pela manutenção das prisões. O União Brasil anunciou a expulsão de Chiquinho Brazão de seus quadros.

A sessão solene na Câmara foi pedida pela deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) e será realizada a partir das 11 horas. Outros 14 deputados também assinam o requerimento.

Talíria relembra que Marielle Franco se destacou, em sua militância e atividade parlamentar, como uma notória defensora de direitos humanos. “Em todo o país, agentes políticos são vítimas de ameaças, ofensas, invasões, intimidação, atentados e assassinatos, por exercerem suas funções parlamentares”, afirma a deputada.

“O atentado contra a vida de Marielle e Anderson representa um atentado contra o livre exercício do mandato parlamentar, a integridade da democracia e o próprio Legislativo brasileiro”, conclui Talíria.

Além das três prisões, a PF cumpriu 12 mandados de busca e apreensão, todos no Rio de Janeiro. Foram alvos das buscas Erica Andrade, esposa de Rivaldo Barbosa; Giniton Lages, delegado da Polícia Civil e ex-chefe do Departamento de Homicídios do Rio na época do atentado; Marcos Antônio Barros Pinto, comissário da Polícia Civil do Rio; e Robson Calixto Fonseca, assessor do Tribunal de Contas do RJ.

(Com Agência Câmara)

The post Após prisão de suspeitos de serem mandantes do crime, Câmara homenageia Marielle appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.