Retrospectiva Balneário Camboriú 2024: Cidade

O jornal Página 3 divulga a retrospectiva do ano ouvindo representantes de vários setores da cidade, abrindo um espaço para aplaudir o que funcionou, avaliar o que não correspondeu à expectativa e o que faltou, planejar para melhorar. Quem avalia são os figurantes, diretos ou indiretos, que atuaram na vida da cidade, que acompanharam de perto tudo o que aconteceu em 2024 em Balneário Camboriú.

Na última semana do ano, o jornal Página 3 estará divulgando retrospectivas sobre: Política, Cultura, Esporte, Cidade, Imagens, Comunicação, Redes Sociais, Instituições Sociais, Instituições não governamentais. 

Marco Giostri – médico e morador de Balneário Camboriú

(Arquivo Pessoal)

“A cada ano que passa, Balneário Camboriú está melhor para quem tem poder econômico e não depende de trânsito. Ao mesmo tempo, a vida do trabalhador de baixa renda está cada vez mais difícil e com pouca qualidade. 

O destaque deste ano infelizmente foi negativo: achávamos que, em nossa cidade, a rede de coleta e tratamento do esgoto era motivo de orgulho! Virou motivo de vergonha!”


Gil Koeddermann – Consultor, Auditor e Perito Ambiental

(Arquivo pessoal)

“O destaque deste ano, sem dúvida, foi a eleição municipal que teve dois fatos inéditos entre Balneário Camboriú e Camboriú, culminou com a eleição da Juliana Pavan (primeira mulher eleita para o cargo) e de seu pai, Leonel Pavan (que foi três vezes prefeito de BC) agora eleito prefeito de Camboriú. Esses dois fatos inéditos, não tenho dúvidas, irão mudar a história política administrativa das duas cidades, pois os muros imaginários que separavam as nossas cidades foram derrubados no dia 6/10/24. 

Tenho certeza que os próximos anos serão de muitas integrações e prosperidade”.


Everton Wegner – oceanógrafo, empresário

(Arquivo pessoal)

“Para fazer uma avaliação do ano de 2024 quero começar expressando minha gratidão pela bênção que foi a recuperação da saúde do meu irmão.

É importante ressaltar que, em 2024, nossa cidade e suas imediações estiveram, de certa forma, isentas de fenômenos climáticos severos como inundações, enxurradas, ventos intensos e ressacas marítimas. 

Ao refletir sobre o ano, percebi quanto tempo passei ‘preso’ no trânsito, tanto nas ruas da cidade quanto nas estradas de acesso. 

O estado alarmante do rio Camboriú também me chamou a atenção. Sendo morador da região em frente ao rio, é lamentável testemunhar a sua deterioração, ver as águas “fermentando” e sentir o odor, que muitas vezes é insuportável. É triste notar que quase não há mais vida neste estuário, que outrora era repleto de riqueza e diversidade”.


 Fabiana Langaro Loos – artista plástica e colunista do Página 3

(Arquivo pessoal)

“Não vejo 2024 como um ano muito positivo para Balneário Camboriú. Esse estigma de “Dubai brasileira” com o olhar destinado prioritariamente à Avenida Atlântica, aos arranha-céus e à ostentação está transformando nossa belíssima cidade praiana em uma metrópole de imensa desigualdade social e, se isso não for repensado e corrigido urgentemente, estaremos fadados a matar nossa própria galinha dos ovos de ouro. 

Estamos vendendo uma imagem de perfeição, porém, quem é daqui, como eu, sabe que estamos bem longe disso, camuflando problemas em nome de uma propaganda de excelência. 

Claro que tivemos ótimos investimentos turísticos em parcerias público-privadas, mas não é suficiente, é preciso que os novos governantes voltem o olhar para a população local menos favorecida, afinal, é ela que verdadeiramente faz a cidade girar”.


Fabrício Melo – Diretor do Departamento de Defesa Civil de Balneário Camboriú 

(Arquivo pessoal)

“Em 2024 conseguimos finalizar a estruturação da Defesa Civil em Balneário Camboriú com dois novos veículos, uma caminhonete e uma pick-up, e a nomeação dos dois primeiros Agentes de Defesa Civil, refletindo diretamente na capacidade de atendimento. Este ano estamos com o recorde de quase 800 atendimentos. 

O município esteve na presidência do Colegiado de Defesa Civil da AMFRI e na Diretoria do Colegiado de Defesa Civil da FECAM. 

Outra ação importante foi o compartilhamento gratuito para 35 municípios de vários estados brasileiros do Software de Defesa Civil desenvolvido pelo município em código aberto”.


Thiago Velasques – secretário de Turismo de Balneário Camboriú

(Arquivo pessoal)

“O ano de 2024 foi extraordinário para Balneário Camboriú, reafirmando a cidade como um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil. Um dos grandes marcos foi receber o prêmio de Melhor Escala de Cruzeiros da Temporada Brasileira 2023/2024 no Krooze Awards, reconhecimento pela excelência da nossa infraestrutura portuária e os constantes investimentos em atrativos turísticos.

Outro destaque foi o lançamento da nova marca ‘BC Cidade de Experiências’, acompanhada de um plano estratégico de divulgação que fortaleceu a presença da cidade em importantes feiras nacionais e internacionais. Trabalhamos em parceria com o BC Convention e a Costa Verde & Mar para ampliar nossa visibilidade, promovendo roteiros personalizados, ações como press trips e o projeto Visite BC.

O turismo sustentável também avançou significativamente em 2024. A certificação Bandeira Azul, conquistada pelas praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, reafirmou o compromisso de Balneário Camboriú com a preservação ambiental, qualidade da água e serviços, garantindo padrões internacionais de sustentabilidade. 

Além disso, iniciamos o monitoramento para o Selo de Atendimento nas categorias bronze, prata e ouro e renovamos os Selos de Sustentabilidade, reforçando nossa posição como um destino consciente e responsável.

A qualificação dos serviços foi outro ponto forte do ano, com mais um ciclo de capacitação para os ambulantes, garantindo que os visitantes sejam sempre recebidos com excelência.

Os grandes eventos deram brilho ao calendário de 2024, como o espetáculo de drones no Ano Novo, o Carnaval com Michel Teló e uma série de encontros no Centro de Eventos, que atraíram um número recorde de público e movimentaram a economia local.

Os números do turismo são reflexo do sucesso do ano: crescimento expressivo no número de turistas, ônibus de excursão e empreendimentos cadastrados no Cadastur. Tudo isso demonstra que Balneário Camboriú está cada vez mais preparada para oferecer experiências inesquecíveis aos seus visitantes. Foi um ano de conquistas e motivos para celebrar, reafirmando nossa liderança no turismo brasileiro e internacional”


Ramiro Álvaro Mayer – aposentado

(Arquivo pessoal)

Discussão x Ação

“Em 2024, perdemos tempo demais com discussões políticas. Embora necessárias, elas devem ocorrer sem comprometer as ações do dia a dia, que devem ser prioridade. A execução ficou abaixo do esperado e prometido: muito discurso, pouca prática”.


Juliana Tedesco – empresária do Grupo Tedesco

(Crédito: Geneviève Bernardoni)

“A cidade vem a cada ano se solidificando como uma cidade sustentável em todas as áreas, uma mudança muito significativa, por já ter uma circulação expressiva de pessoas, sejam de moradores e novos moradores, pessoas que vem trabalhar, estudar e fazer turismo por aqui e assim geram renda na economia local, deixando de ser uma cidade apenas de temporada e passa ser uma cidade mais independente financeiramente para poder crescer durante o ano e assim gerar mais investimentos e empregos, elevando o crescimento econômico da mesma.

Ano de 2024 é mais um marco para o Grupo Tedesco, com a inauguração do mais novo atrativo turístico do Estado, o Multiparque. 

Na Marina a ocupação quase 100% é no Atracadouro, o aumento das escalas de navio ano a ano, esses são os reflexos dessa mudança positiva na cidade citados anteriormente”.


Hélvion Ribeiro – cirurgião dentista aposentado

(Arquivo pessoal)

“Destaques 2024/2025     

1- Fato importante: a eleição de Pavan-filha, para prefeita de Balneário Camboriú e Pavan-pai, para Camboriú. Esta é a oportunidade única – muito difícil de ser repetida – de ser feito um trabalho em conjunto pelo bem dos dois municípios. 

2- Este auê em cima dos edifícios mais altos de

Balneário Camboriú, para uns não relevantes, mas que deu bastante mídia e agrada a maioria, sendo que o pessoal mais jovem, adora. 

3- O excelente secretariado anunciado pela Juliana Pavan. Com destaques para o  engenheiro e executivo na Emasa,  Auri Pavoni e a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.

Foi bom ver Rubens Spernau atuando na transição,  e ele é um dos nossos melhores quadros.

     – Mas, para que função!?

     – Qualquer uma,  em qualquer governo.

4- A demora na urbanização projetada na Avenida Atlântica, não foi bom. 

5- Impressionante o aumento em números e altura nas construções de edifícios desde Barra Velha até Porto Belo.

6- O excelente Anel Viário  do Contorno de Florianópolis  decididamente trouxe um grande benefício para os usuários desafogando muito o trânsito naquela região.

7- O transporte público gratuito em Balneário Camboriú é  uma medida importante.

8- Os problemas na Emasa são um desastre injustificável. 

9 – As  música irreverentes “Desce pra BC” e a paródia

 “Subir pra Urubici”, viralizaram  na mídia nacional sendo mais positivo que negativo.  

10- Quanto à BR 101 entupida em Balneário Camboriú e Santa Catarina – no Norte – aqui vai uma mensagem aos usuários  e viajantes: 

 – Não pire, nem ligue – ano que vem vai ser pior!

helvionabre27dez – Entrada de BC, com um pouco de otimismo…


Laurindo Ramos – empresário, suplente de vereador

(Arquivo Pessoal)

“O ano de 2024 foi marcado por desafios, conquistas e grandes reflexões sobre o futuro de Balneário Camboriú. É importante ajustar o que precisa ser corrigido, mas sempre com a esperança de que a cidade continue sendo um exemplo de prosperidade e acolhimento, feito de pessoas boas e de um padrão que deve ser mantido e elevado.

Mesmo licenciado da Associação de Moradores do Estaleiro (AME), segui atuando pela comunidade. Tive a honra de ser consultor na realização da Festa da Tainha, uma celebração que une tradição, cultura e força comunitária, e mantive o compromisso de lutar pela valorização da Interpraias, mostrando que a região sul de Balneário Camboriú tem um potencial extraordinário para ser explorado. 

Também atuei como relator no Conselho da Cidade, contribuindo com o projeto da Outorga Urbana Consorciada para a urbanização da orla da Praia Central. 

Participei do Conselho Gestor da APA Costa Brava e das reuniões do Colégio de Delegados do Plano Diretor. Esses debates são fundamentais para garantir que Balneário Camboriú continue crescendo de forma organizada e sustentável. 

A continuidade desses projetos em 2025 será essencial para que nossa cidade avance, preservando suas características e sua essência.

Este ano também foi marcado por empreendimentos atrativos, como o Multi Parque e outros, que reforçam a importância da parceria entre o setor público, setor privado e a comunidade. São iniciativas que geram renda, fortalecem o turismo e contribuem para o crescimento de Balneário Camboriú.

Na campanha eleitoral, sou o 2º suplente do Democracia Cristã, conquistando uma vaga na Câmara de Vereadores, foi a prova de que é possível fazer política de forma diferente, com seriedade e transparência. Essa caminhada me enche de orgulho e reforça minha certeza de que estou no caminho certo.

Encerramos 2024 com a certeza de que nossa cidade continua tendo um potencial gigantesco. 

Que 2025 seja um ano de novos ciclos, onde Balneário Camboriú siga sendo um lugar de oportunidades, acolhimento e desenvolvimento”.


Edson Kratz – engenheiro civil, Assessor Especial Projeto Reurbanização da Orla

(Arquivo Pessoal)

“O amadurecimento de uma cidade entendendo a transformação do seu maior ativo, com o projeto de Reurbanização, de Renovação Urbana da nossa orla da Praia Central, um projeto para as pessoas, um grande parque para as pessoas e aí destaco a responsabilidade de uma cidade que protegeu a sua orla com ampliação da faixa de areia que agora está também na iminência de iniciar as obras de proteção, de dar resiliência a este grande parque com as obras de macrodrenagem norte (Rua 2000/Rio Marambaia ). Penso ser este o grande destaque como pensador de cidades, cidades de lugares para as pessoas”.


Osmar de Souza Nunes Filho (Mazoca) – secretário de Obras

(Arquivo Pessoal)

“Como secretário de Obras avalio 2024 como um marco de eficiência e inovação na gestão pública. |De 2019 a 2024 a secretaria passou por uma profunda reestruturação na administração executiva e nos métodos de trabalho. Implantamos um modelo de gestão inovador, com planejamento estratégico e integração das equipes, o que resultou na execução de 95% das obras previstas para o período, alinhadas às necessidades da população e aos compromissos assumidos pelo governo.

Este novo conceito denominamos ‘Obras com propósito’, redefiniu nossa abordagem: não se trata apenas de construir ou reformar, mas de entregar soluções completas. Focamos em eficiência operacional e na eliminação de gargalos históricos, como o problema dos alagamentos, com um trabalho preventivo que praticamente zerou as demandas emergenciais.

Um reflexo claro desse sucesso é o quase silêncio nos telefones da secretaria. As reclamações caíram drasticamente porque as demandas têm sido atendidas antes de se tornarem  problemas.

Em sintonia com o programa ‘BC e Você’, idealizado pelo prefeito, fortalecemos a integração com a comunidade. Fizemos do cidadão o centro das decisões.

Chegamos a 2024 com a certeza de que a secretaria não apenas cumpriu suas metas, mas entregou à cidade uma estrutura sólida para o futuro. Mais do que obras, deixamos um legado de eficiência e compromisso com BC e sua população”. 


Domingos Casemiro Pinheiro (Gunga) – sócio-proprietário dos Barcos Piratas

(Foto: Renata Rutes)

“2024 foi um ano perfeito, sucesso na empresa, especialmente com a aquisição do novo Porto dos Piratas em Porto Belo, podendo agora integrar passeios entre Balneário Camboriú e Porto Belo. Portanto, foi um ano muito produtivo e vamos ter uma super temporada para fechar o ano e começar bem 2025”.


Valdir de Andrade – advogado, presidente do ConsegBC

Arquivo Pessoal

Em 2024 destaco a reestruturação da  FeconsegSC, do Conseg Região Sul e do Conseg Nações.

Também destaco a apresentação de proposta junto ao Plano Diretor de definir os conceitos de ‘Ordem Pública’, com a manutenção da ‘Casa dos Conselho’, e reestruturando o Comtran como conselho deliberativo, que desde a criação da BCTransito, não foi mais instituído, mesmo sendo um prerrogativa legal do o Código de Trânsito Brasileiro, e no Plano Diretor de Balneário Camboriú 2024, participamos de 15 Audiências Públicas para revisão, apresentando emenda para garantia da participação da sociedade civil. 

Importante destacar o 21o. Fórum Municipal de Ordem Pública, Paz Social, Salubridade e Segurança da Comunidade, em setembro, na sede dos Lions Clubes de Balneário Camboriu, onde foram abordados os temas propostos com a contextualização local, estadual e também ingressou na esfera federal (seara legislativa e sua revisão), conforme relação da presença, que contou com a participação de 53 atores sociais.

Campanha receptação é crime na tentativa de implementar e regulamentar por decreto  a Lei Estadual e Municipal 4.686, de 4 de outubro de 2022, que dispõe sobre intensificar medidas de fiscalização, prevenção, orientação e combate ao roubo, furto e receptação de cabos, fios metálicos, baterias, transformadores e placas metálicas no município, de autoria da vereadora Juliana Pavan.

Destaco ainda as atividades da Semana Nacional de Trânsito (SNT), projeto “Silencio é Saude” e projeto “Silencio Padrão”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.