O que se sabe até agora sobre o acidente de avião que deixou 179 mortos na Coreia do Sul?

Passageiros acompanham notícias sobre acidente do voo 2216 da Jeju Air AP – Ahn Young-joon

Por RFI

O acidente do Boeing da companhia low-cost Jeju Air, que aconteceu neste domingo (29) na Coreia do Sul, é o pior da história do país e deixou 179 mortos, de acordo com o balanço final divulgado pelas autoridades sul-coreanas. Mas o que se sabe até agora sobre o drama?

O voo 2216 da Jeju Air, procedente de Bangkok com 181 pessoas a bordo, explodiu ao aterrissar no aeroporto de Muan, a cerca de 290 quilômetros da capital, Seul, às 09h03 de domingo (21h03 de sábado pelo horário de Brasília).

A aeronave havia emitido um pedido de socorro após uma primeira tentativa de aterrissagem e a torre de controle alertou a tripulação de que o avião havia sido atingido por pássaros.

Um vídeo divulgado pelo canal sul-coreano MBC mostra o avião aterrissando com fumaça saindo de seus motores, aparentemente sem o trem de pouso. Em seguida, a aeronave saiu da pista e pegou fogo.

Quantas pessoas estavam no avião?

No avião estavam 175 passageiros, incluindo dois tailandeses, e seis membros da tripulação. Das 181 pessoas que viajavam a bordo, apenas duas sobreviveram. Segundo o site especializado Flightradar, o avião, um Boeing 737-800, havia entrado em serviço em 2009.

O avião explodiu ao aterrissar no aeroporto de Muan, a cerca de 290 quilômetros ao sul da capital, Seul, às 09h03 de domingo (21h03 de sábado pelo horário de Brasília), AP – Ahn Young-joon

Como estão as operações de resgate?

As equipes de resgate enviaram dezenas de veículos para o local do acidente. As imagens divulgadas pelas televisões locais mostram todo o avião queimado, exceto a cauda. O presidente interino da Coreia do Sul, Choi Sang-mok, presidiu uma reunião de emergência do governo e visitou o local do acidente no fim do dia.

Qual é a causa do acidente?

“Presumimos que a causa do acidente tenha sido uma colisão com um pássaro, associada a condições climáticas adversas”, afirmou o chefe dos bombeiros de Muan, Lee Jeong-hyun. “No entanto, a causa exata será anunciada após uma investigação conjunta”, acrescentou.

As primeiras informações da agência sul-coreana Yonhap indicavam uma “falha do trem de pouso”. De acordo com a mesma fonte, o avião aterrissou sem acionar seu trem de pouso e pegou fogo ao colidir com uma cerca no final da pista.

Passageiros aguardam notícias no termina do Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul AP – Ahn Young-joon

Quais são os perigos de um avião colidir com pássaros?

As colisões com pássaros podem causar danos significativos no motor ou no para-brisa e são a causa de muitos acidentes aéreos. Na maioria dos casos, esse tipo de colisão ocorre durante a decolagem ou o pouso, quando os motores estão em pleno funcionamento.

Um dos casos mais famosos ocorreu em 2009, quando o piloto de um Airbus A320 da US Airways, com 155 ocupantes, conseguiu pousar no rio Hudson em Nova York após uma colisão desse tipo.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.