Governo alemão acusa Musk de tentar interferir nas eleições

Bilionário Elon Musk. Foto: REUTERS/David Swanson/File Photo

O governo da Alemanha acusou nesta segunda-feira (30) o bilionário Elon Musk de interferir nas eleições do país. O empresário tem feito campanha para o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD).

O AfD, que conta com herdeiros do nazismo, ocupa o segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto.

Nas redes sociais, Musk afirmou que o AfD é o “único que pode salvar” a economia da Alemanha e chamou o atual chanceler, Olaf Scholz, de “idiota”. O bilionário também publicou um editorial em um dos principais jornais alemães defendendo a extrema direita.

“É verdade que Elon Musk está tentando influenciar a eleição federal”, disse a porta-voz do governo alemão, Christiane Hoffmann, durante coletiva de imprensa.

Segundo Hoffmann, o endosso do empresário ao AfD é “uma recomendação para votar em um partido que está sendo monitorado pela inteligência doméstica sob suspeita de ser extremista de direita e que já foi reconhecido como parcialmente extremista de direita”.

O conservador Friedrich Merz, que lidera as pesquisas de voto, também criticou a postura de Musk. “Não me lembro na história das democracias Ocidentais um caso comparável de interferência na campanha eleitoral de um país aliado”, afirmou.

O ministro da saúde alemão, Karl Lauterbach, destacou que as ações de Musk são “indignas e altamente problemáticas”.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
Adicionar aos favoritos o Link permanente.