Datafolha: 71% dos brasileiros apoiam a democracia e 7% preferem ditadura

Ato pela democracia. Foto: Reprodução

A democracia é a melhor forma possível de governo para 71% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (30). 18% dos entrevistados dizem que “tanto faz” o regime em que o país vive e 7% acreditam que uma ditadura é preferível em algumas circunstâncias.

O atual número dos brasileiros que preferem a democracia é um dos mais altos registrados no período estudado pelo Datafolha, que questiona entrevistados sobre o tema desde setembro de 1989. A taxa sofreu uma queda desde o seu pico, em outubro de 2022, quando o número era 79%.

Em dezembro de 2023, o apoio à democracia caiu para 74% e a taxa dos que apontam que “tanto faz” oscilou três pontos percentuais para cima. A aceitação da ditadura ficou no mesmo patamar no período.

O menor apoio à democracia registrado pelo Datafolha ocorreu em 1992, quando o país vivia uma crise política durante o governo do ex-presidente Fernando Collor (então PRN). Em setembro daquele ano foi aberto um pedido de impeachment contra o mandatário e a aceitação da ditadura atingiu seu maior nível até aqui: 23%.

Segundo pesquisa Datafolha, 7% dos brasileiros acreditam que uma ditadura seria aceitável em certas circunstâncias. Foto: Reprodução

O maior apoio ao regime democrático é registrado entre os entrevistados de classe média e os mais ricos. A taxa é de 87% entre os que ganham de 5 a 10 salários mínimos e de 85% na faixa superior de renda. Mulheres são o grupo com o menor apoio, com 66%.

Nem todos estão felizes com o regime, mas o número tem crescido. De 2014 para cá, o número dos que se dizem satisfeitos subiu de 9% para 18%. Os que se dizem pouco satisfeitos caíram de 59% para 53% e os insatisfeitos oscilaram de 28% para 27%.

Para 6% dos brasileiros, o país vive uma democracia plena. Quase a metade da população (46%), no entanto, afirma que há grandes problemas no regime. São 28% os que veem pequenos problemas e 9% os que afirmam que o Brasil não é uma democracia plena.

A pesquisa Datafolha ouviu 2.002 eleitores em 147 cidades do país entre os dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.